A capacidade dos trending topics em pautar o debate: agenda setting do algoritmo

Auteurs-es

  • Rafael de Paula Aguiar Araujo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Sociais, Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais. São Paulo, SP/Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7632-6053
  • Igor Fediczko Silva Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Sociais, Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais. São Paulo, SP/Brasil https://orcid.org/0000-0002-3274-9361

DOI :

https://doi.org/10.1590/2236-9996.2023-5815

Mots-clés :

algoritmo, trending topics, Twitter, redes, discurso

Résumé

O algoritmo das redes sociais funciona com um sistema complexo de inteligência artificial para criar uma linha de tempo que retenha usuários e garanta permanência de tela. Por meio de assuntos que viram tendência, o algoritmo pauta o debate público através de uma lógica: os temas surgem, na maioria das vezes, no Twitter, em contas de políticos, jornalistas ou influenciadores, e migram para outras redes. Considerando a possibilidade de produção artificial de trendings no Twitter, através do uso de robôs, os debates que são gerados podem representar um desequilíbrio no sistema político. Partindo de pesquisa bibliográfica e análise de documentos, este artigo faz uma reflexão sobre o modo como determinados procedimentos tecnológicos podem influenciar diretamente a formação da opinião pública.

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Publié-e

2023-09-10

Comment citer

Araujo, R. de P. A., & Silva, I. F. (2023). A capacidade dos trending topics em pautar o debate: agenda setting do algoritmo. Cadernos Metrópole, 25(58), 1123–1142. https://doi.org/10.1590/2236-9996.2023-5815