O Projeto Sapiens Parque: impactos socioeconômicos e ambientais em Florianópolis

Autores

  • Beatriz Francalacci da Silva

Palavras-chave:

planejamento estratégico, SapiensParque, impactos ambientais

Resumo

Com a globalização, as cidades passaram a constituir centros de articulação e controle de economias regionais, nacionais e internacionais, a partir de vocações e especializações urbanas. O espaço urbano é caracterizado como um ambiente competitivo, com aplicação de ações estratégicas definidas dentro da lógica do mercado. Esse modelo de planejamento importado está sendo destinado a alguns centros urbanos brasileiros nos últimos anos, resultando em impactos sobre a dinâmica das cidades. Este artigo apresenta o projeto urbano Sapiens Parque, um caso de empreendimento com futura implantação na região metropolitana de Florianópolis1. O trabalho introduz os princípios do projeto e analisa os impactos socioeconômicos e ambientais2 previstos com a construção do parque.

Biografia do Autor

Beatriz Francalacci da Silva

Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade. Professora Colaboradora da Universidade do Estado de Santa Catarina. Santa Catarina, Brasil.

Downloads

Como Citar

Silva, B. F. da. (2011). O Projeto Sapiens Parque: impactos socioeconômicos e ambientais em Florianópolis. Cadernos Metrópole, 13(25). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/5986