Entre o acontecido e o narrado: as potencialidades da ficção em dois filmes

Autores

  • Sílvia de Paiva Funedi / UEMG
  • Luciana Amormino Pitágoras BH

Resumo

Este artigo discute diferentes modos de a ficção instituir o real via narrativa. Para tanto, selecionamos Um instante de inocência (Mohsen Makhmalbaf, 1996) e Narradores de Javé (Eliane Café, 2003). Filmes distintos na forma, no conteúdo e na origem, mas unidos por um mesmo movimento: a reconstrução de acontecimentos do passado. O primeiro mostra a retomada de um fato biográfico da adolescência do seu diretor; o segundo, a tentativa de reunir fatos memoráveis de Javé, uma comunidade prestes a ser inundada pelas águas. Através da análise dessas obras, pretendemos mostrar como, ao retomar um acontecimento passado, cada filme, a seu modo, ressignifica tal acontecimento por meio da ficção, realizando de modo distinto uma instituição narrativa do real.

Biografia do Autor

Sílvia de Paiva, Funedi / UEMG

Professora do departamento de Comunicação da Funedi / UEMG. Mestre em Comunicação Social pela UFMG (2009), especialista em Imagens e Cultura Midiática pela UFMG (2006) e graduada em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCMinas (2003).

Luciana Amormino, Pitágoras BH

Professora do departamento de Comunicação Social do Pitágoras BH. Mestre em Comunicação Social pela UFMG (2009), Especialista em História da Cultura e da Arte pela UFMG (2006) e graduada em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCMinas (2003).

Downloads

Publicado

2011-07-11

Edição

Seção

Artigos