Memória, corpo e mídia na experiência de relançamento do grupo Pró-Posição
Resumo
Este artigo discute como a memória da dança pode se construir em interação com a ação das mídias. Através da experiência de relançamento do grupo de dança Pró-Posição – que, em 2008, ressurgiu nas mídias, 25 anos após seu encerramento — investigaremos o fenômeno da reaparição, a partir de três apontamentos: 1- o fenômeno de relançamento como continuidade e não como recuperação; 2- o ato de relançar como uma emergência a que se atribui um nome do passado; 3- o relançamento como uma nova proposição, cujos mapas relacionais entre corpo, mídia e cultura geram uma cartografia memorial do presente. Para tanto, este estudo traz a Teoria Corpomídia, de Helena Katz e Christine Greiner (2005), como um articulador entre os estudos evolucionistas e cognitivistas de Steven Pinker (2008) e Edwin Hutchins (1996) e a teoria crítica de Boaventura de Souza Santos(2002, 2008).Downloads
Publicado
2012-09-05
Edição
Seção
Artigos