Catástrofe y comunicación: la pugna de las imágenes e a presença na ausência
Víctor Silva Echeto foi um pesquisador e ensaísta uruguaio. Nascido em Lascano, em 1972, Echeto tornou-se notório por sua crítica à comunicação e à cultura, área na qual era um especialista. Em 2020, faleceu repentinamente e, com sua partida, deixou àqueles que o admiravam sua lógica intelectual inspiradora. Assim, Catástrofe y comunicación: la pugna de las imágenes (clique aqui para acessar) surge como uma maneira de homenageá-lo.
Víctor Silva Echeto foi professor na Universidade de Zaragoza (Espanha), também atuou na Universidade da República (Uruguai) e na Universidade de Playa Ancha (Chile). Com seu pensamento crítico e voltado à ação, seu legado atravessou continentes. Sob a edição dos professores e estudiosos Daniel H. Cabrera Altieri e Rodrigo Browne Sartori, Catástrofe y comunicación: la pugna de las imágenes resgata a presença de Echeto mesmo em sua ausência.
Em 175 páginas, amigos e admiradores de seu trabalho não só recordam suas contribuições críticas para pensar a atualidade e os rumos da comunicação, mas descrevem como foram impactados por Víctor Silva Echeto. Mais do que demonstrar quem foi o especialista, dedicam-se a perpetuar seu legado, a transmiti-lo em sua ausência. Uma homenagem para mantê-lo vivo, mesmo que a natureza biológica não o fizesse.