
NHENGATU revista ibero-americana para comunicação e cultura contra-hegemônicas    nº 3  ISSN: 2318-5023

Rede Globo: 

Teledramaturgia e poder sob a ditadura

José Arbex Jr

PUC-SP

Resumo:

A história  da  criação,  instalação  e  desenvolvimento  da  Rede  Globo  no  Brasil  já  é  bastante

conhecida, apesar de todos os esforços feitos pela feita família Marinho e porta-vozes, com o

objetivo de ocultá-la ou falsificar deliberadamente os fatos. 1 Por essa razão, não é nosso objetivo

discutir  em detalhe  esse  capítulo  tenebroso  da  história,  mas  sim  as  formas  assumidas  pela

colaboração entre a Rede Globo e a ditadura militar, especialmente no campo da manipulação do

imaginário. É certo, também, que muito já se escreveu sobre o tema, mais especificamente tendo

como foco o Jornal Nacional e as narrativas ufanistas e patrióticas, destinadas a criar um clima

consensual de sustentação da ditadura militar. Mas, relativamente pouco se discute o papel da

teledramaturgia  (telenovelas  e  minisséries)  e  do entretenimento na sustentação ideológica  do

regime.  A teledramaturgia  global  costuma  ser  festejada  como  uma  das  mais  competentes  e

sofisticadas do mundo. A rede exportava (e exporta) telenovelas para o mundo inteiro (incluindo

países do bloco socialista, como China e Cuba), e estabelece padrões internacionais, estéticos e

industriais, de produção. Mas a construção do “Padrão Globo de Qualidade” tem uma história,

também ela total e indissoluvelmente vinculada à história da própria ditadura militar. 

Palavras-chave: Rede Globo; Poder e Ditadura; Teledramaturgia.

1Basta lembrar, a esse respeito, o documentário “Muito Além do Cidadão Kane”, do cineasta britânico Simon Hartog,
levado ao ar pelo Channel 4 da BBC, em março de 1993, e editado, na forma de livro, por  Geraldo Anhaia Mello (São
Paulo, Scritta, 1994). O título do documentário, obviamente, faz referência à personagem Charles Foster Kane, criada
em 1941 por Orson Welles para o filme “Citizen Kane”, ficção baseada na vida de William Randolph Hearst, magnata
da comunicação nos Estados Unidos, conhecido por sua falta de escrúpulos e uso da manipulação das notícias em
benefício próprio. O documentário demonstra, cabalmente, que a Rede Globo manipulava as notícias, à semelhança de
Hearst/Kane, para influenciar a opinião pública.  Anhaia Mello tomou a iniciativa de publicar o livro após ter sido
demitido da diretoria do Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo, justamente por ter cometido a ousadia de
exibir  o  documentário,  logo  após  a  sua  divulgação,  em Londres.  Apesar  da  censura,  o  documentário  encontra-se
disponível na Internet. Em agosto de 2009, no auge de sua guerra particular com o império dos Marinho, Edir Macedo,
da TV Record,  comprou os  direitos de transmissão e espera a autorização da justiça.  (Todas as informações aqui
arroladas são de domínio público e foram divulgadas à época em que ocorreram)

www.nhengatu.org  <>   Sujeitos na comunicação -  Sujetos en la communicación     página 1



NHENGATU revista ibero-americana para comunicação e cultura contra-hegemônicas    nº 3  ISSN: 2318-5023

A história da criação, instalação e desenvolvimento da Rede Globo no Brasil já é bastante

conhecida, apesar de todos os esforços feitos pela feita família Marinho e porta-vozes,

com o objetivo de ocultá-la ou falsificar deliberadamente os fatos. 2 Por essa razão, não é

nosso objetivo discutir em detalhe esse capítulo tenebroso da história, mas sim as formas

assumidas pela colaboração entre a Rede Globo e a ditadura militar, especialmente no

campo da manipulação do imaginário. É certo, também, que muito já se escreveu sobre o

tema, mais especificamente tendo como foco o Jornal Nacional e as narrativas ufanistas e

patrióticas, destinadas a criar um clima consensual de sustentação da ditadura militar. A

melhor caracterização do que representava o JN para o regime foi  dada por ninguém

menos do que o ditador Emílio Garrastazu Médici: “No noticiário da TV Globo o mundo

está um caos, mas o Brasil está em paz. É como tomar um calmante após um dia de

trabalho.”3

Mas,  relativamente  pouco  se  discute  o  papel  da  teledramaturgia  (telenovelas  e

minisséries) e do entretenimento na sustentação ideológica do regime. A teledramaturgia

global costuma ser festejada como uma das mais competentes e sofisticadas do mundo.

A rede exportava (e exporta) telenovelas para o mundo inteiro (incluindo países do bloco

socialista,  como  China  e  Cuba),  e  estabelece  padrões  internacionais,  estéticos  e

industriais, de produção. Mas a construção do “Padrão Globo de Qualidade” tem uma

história,  também ela total  e  indissoluvelmente vinculada à história  da própria  ditadura

militar. 

A matriz que inspirou a família Marinho a criar o “Padrão Globo” é encontrada na  cultura

de comunicação de massa diretamente importada dos Estados Unidos,  por  meio dos

2Basta lembrar, a esse respeito, o documentário “Muito Além do Cidadão Kane”, do cineasta britânico Simon Hartog,
levado ao ar pelo Channel 4 da BBC, em março de 1993, e editado, na forma de livro, por  Geraldo Anhaia Mello (São
Paulo, Scritta, 1994). O título do documentário, obviamente, faz referência à personagem Charles Foster Kane, criada
em 1941 por Orson Welles para o filme “Citizen Kane”, ficção baseada na vida de William Randolph Hearst, magnata
da comunicação nos Estados Unidos, conhecido por sua falta de escrúpulos e uso da manipulação das notícias em
benefício próprio. O documentário demonstra, cabalmente, que a Rede Globo manipulava as notícias, à semelhança de
Hearst/Kane, para influenciar a opinião pública.  Anhaia Mello tomou a iniciativa de publicar o livro após ter sido
demitido da diretoria do Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo, justamente por ter cometido a ousadia de
exibir  o  documentário,  logo  após  a  sua  divulgação,  em Londres.  Apesar  da  censura,  o  documentário  encontra-se
disponível na Internet. Em agosto de 2009, no auge de sua guerra particular com o império dos Marinho, Edir Macedo,
da TV Record,  comprou os  direitos de transmissão e espera a autorização da justiça.  (Todas as informações aqui
arroladas são de domínio público e foram divulgadas à época em que ocorreram)

3 A declaração pode ser visto e ouvida no documentário “Muito Além do Cidadão Kane”.

www.nhengatu.org  <>   Sujeitos na comunicação -  Sujetos en la communicación     página 2



NHENGATU revista ibero-americana para comunicação e cultura contra-hegemônicas    nº 3  ISSN: 2318-5023

acordos firmados entre os grupos Globo e Time/Life, em 24 de julho de 1962 (Contrato

Principal) e 15 de janeiro de 1965 (Contrato de Arrendamento). O primeiro assegurava à

empresa  estadunidense  30%  de  participação  no  capital;  em  troca,  o  grupo  se

comprometia  a  dar  todo  tipo  de  assistência  técnica  à  RG,  incluindo  montagem  da

emissora, treinamento do pessoal e ajuda na aquisição de compras de programas no

exterior. O segundo, que substituía o principal, aumentava a participação nos lucros do

Time/Life para 45%. Os acordos eram completamente ilegais, pois afrontavam o artigo

160 da Constituição de 1946,  que vetava a estrangeiros a participação na orientação

intelectual e administrativa a empresas jornalísticas e de radiodifusão do Brasil.4

Os acordos tiveram um imenso impacto sobre a história da televisão brasileira. Quando a

TV Tupi, de Chateaubriand, realizou no país a primeira transmissão, em 18 de setembro

de 1950, numa área restrita a cerca de 130 km de alcance, a televisão comercial já existia

nos Estados Unidos desde os anos 30, com programas de grande audiência, como o  I

Love Lucy, de Lucille Ball. Em contrapartida, o sistema era tão precário, no Brasil, que o

próprio  Chateaubriand  teve  que  importar  receptores  dos  Estados  Unidos  e  mandar

espalhar  por  São  Paulo.  Ao  longo  da  década  de  50,  a  programação  era  elitista,

endereçada a uma audiência minúscula e constituída por programas de teatro, música

clássica e dança. Em dez anos, entre 1950 e 1960, o país chegou à marca de apenas um

milhão de receptores vendidos (número dobrado entre 1960 e 1965 e triplicado, no final

de 1967). A produção era amadora, com pouquíssimos recursos técnicos e subordinada

às exigências de empresas patrocinadoras, que tinham o poder de alterar os horários e

até o conteúdo dos shows.5  

4 Outros proprietários de meios de comunicação também tentaram firmar acordos com empresas estrangeiras, mas 
por uma série de razões não foram bem sucedidos. Os Diários Associados de Assis Chateaubriand, à época o 
principal grupo de mídia do Brasil, por exemplo, tentaram parceria com a rede ABC e com a CBS. Tanto os Diários 
quanto o jornal O Estado de S. Paulo receberam propostas de acordo com o Times/Life, antes de Roberto Marinho 
entrar em cena. (v. Conspiração Patrocinada – a versão de Assis Chateaubriand sobre os acordos Time-Life, 
dissertação de mestrado apresentada por Patrícia Ozores Polacow à Universidade Metodista de São Paulo, 2000, 
pág. 13)

5 Não é nosso objetivo, neste texto, apresentar uma história da TV brasileira, até porque existe um farto material 
produzido sobre esse período, relatando a história dos Diários Associados, das TVs Paulista, Excelsior, Rio e outras 
emissoras. Sobre o tema, recomendamos a leitura do clássico de História da Imprensa no Brasil (Nelson Werneck 
Sodré,  São Paulo, Martins Fontes, 1983), além de História secreta da Rede Globo (Daniel Herz, São Paulo, Ortiz, 
1991), Chatô, o rei do Brasil (Fernando Morais, São Paulo, Companhia das Letras, 1994), A imprensa em 
transição: o jornalismo brasileiro nos anos 50 (Alzira Alvez de Abreu et al., São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, 
1996) e Mercado brasileiro de televisão (Céar Bolaño, Aracaju, Universidade Federal de Sergipe, 1988)

www.nhengatu.org  <>   Sujeitos na comunicação -  Sujetos en la communicación     página 3



NHENGATU revista ibero-americana para comunicação e cultura contra-hegemônicas    nº 3  ISSN: 2318-5023

É fácil  perceber que os acordos  Time/Life implicaram um salto súbito nos padrões, no

modo  de  fazer  televisão.  Foi  importada  para  o  Brasil  toda  a  carga  e  tradição  de

profissionalismo construídas ao longo de três décadas nos Estados Unidos, e não numa

época  qualquer,  mas  de  pleno  desenvolvimento  das  tecnologias  e  de  uma  próspera

classe média, que extraía benefícios da posição alcançada pelo país ao final da Segunda

Guerra (foram os “anos de ouro” do capital, quando houve o “baby boom”). Em outros

termos, os acordos permitiram introduzir no Brasil um padrão de qualidade que atendia às

demandas de um público consumidor exigente, ávido por novidades e confiante no futuro

próspero do capitalismo. 

Chateaubriand representava o passado. Era o  self  made man weberiano, aventureiro,

intuitivo. Com Marinho, chegava a era dos managers (gerentes) e executivos, das equipes

integradas por uma multidão de funcionários encarregados de fazer estudos minuciosos

de  tendências  e  mercado  antes  de  lançar  uma  nova  proposta,  e  de  técnicos

administrativos incumbidos de projetar, contratar e demitir de modo anônimo, impessoal e

antenados às “exigências de mercado”.  Coube à RG, desde a sua origem, a “missão” de

irradiar esses valores para o Brasil. Já no final de 1965, meio ano após a sua fundação, a

emissora  passou  a  ser  comandada  por  profissionais  oriundos  da  publicidade  e

propaganda, tendo à sua frente Walter Clark e Joe Wallach, o representante do grupo

Time/Life.

De certo modo, Marinho apenas traduziu para a TV aquilo que já era feito no cinema e na

imprensa em geral, incluindo o sistema de rádio, desde os anos 30, em consonância com

“acordos de cooperação cultural” estabelecidos entre Brasil e Estados Unidos. Franklyn

Roosevelt queria, então, obter de Getúlio Vargas a garantia de que não se alinharia aos

países  do  “eixo”  nazi-fascista  (Alemanha,  Itália  e  Japão),  ao  passo  que  o  estadista

brasileiro não escondia suas simpatias pela ideologia nacionalista e pelo regime de força

implantado  na  Alemanha  de  Adolf  Hitler.  Coube  a  Roosevelt  iniciar  “política  de  boa

vizinhança”, com o objetivo de quebrar possíveis resistências à aproximação política entre

os dois países, observa o historiador Antonio Pedro Tota6. O arquiteto da “aproximação

cultural”  foi  Nelson  Rockefeller,  então  um  jovem  herdeiro  da  Standard  Oil,  futuro

6 Antonio Pedro Tota, O imperialismo Sedutor, São Paulo, Companhia das Letras, 2000.

www.nhengatu.org  <>   Sujeitos na comunicação -  Sujetos en la communicación     página 4



NHENGATU revista ibero-americana para comunicação e cultura contra-hegemônicas    nº 3  ISSN: 2318-5023

governador de Nova York e vice-presidente dos Estados Unidos. 

Segundo  Tota,  os  meios  de  comunicação  “foram  pedagogicamente  usados  para

americanizar o Brasil”. E continua: “Nossa americanização não se deu, obviamente, de

forma passiva. Houve uma interação entre a cultura americana e a brasileira.” Foi um

processo contraditório e complexo, a começar do fato de que um governo nacionalista,

como era o caso de Vargas, abriu as portas para a figura de Zé Carioca, uma criação de

Walt  Disney, autor  também do  desenho  original  da  insígnia  da  Força  Expedicionária

Brasileira (uma cobra verde fumando um cachimbo vermelho sobre um fundo amarelo).

Os padrões das emissões de rádio foram importados para o Brasil, mediante um acordo

entre a rede estadunidense CBS e o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) do

Estado Novo. Carmem Miranda, a “pequena notável” (apelido dado pelo então famoso

radialista  César  Ladeira,  em  referência  ao  seu  1m53  de  altura)  foi  um  ícone  desse

processo.  Era atriz  de Hollywood,  mas ao mesmo tempo impulsionou as carreiras de

grandes autores da MPB, como Ari Barroso e Dorival Caymmi (um ilustre desconhecido,

até Carmem Miranda gravar, em 1939, “O que é que a baiana tem”). 

Em fevereiro de 1941, Henry Luce, proprietário do grupo Time/Life, escreveu um editorial

na Life que teve o mérito de explicitar o sentido ideológico que ele imprimia ao seu próprio

império  –  e  aos  acordos  que  seriam  firmados  com  Marinho.  O  texto,  arrogante  e

impositivo, conclamava os estadunidenses a aceitar “nosso dever e nossa oportunidade

de, como a nação mais poderosa e vital do planeta, exercer sobre o mundo o impacto

total de nossa influência, com os objetivos e meios que nós considerarmos adequados.”7  

No Brasil, especificamente, o imperialismo estadunidense ampliava a sua influência sobre

os rumos da política nacional, com a criação, em 1949, no Rio de Janeiro, da Escola

Superior  de Guerra (ESG),  que funcionava à imagem e semelhança do  National  War

College in Washington. A ESG, resultado das relações de cooperação entre os militares

brasileiros  e  estadunidenses  durante  a  Segunda  Guerra,  formou  a  elite  militar  que

organizaria o golpe de 1964.8 A perspectiva ideológica adotada, obviamente, era a da

7 Henry Luce, revista Life, 07. fev. 1941, editorial “The American Century”, apud Marcelo Gonçalves de Carvalho, 
Consumer culture imperialism, dissertação de mestrado apresentada à Universidade da Califórnia em San Diego, 
2010, pág. 7 (disponível em <http://escholarship.org/uc/item/9qp6x692> visitado pela última vez em 09.03.2015

8 Não vamos analisar os motivos e as circunstâncias do golpe de 1964, pois isso fugiria ao escopo deste texto. 
Partimos da premissa de que se tratou de uma operação arquitetada pela elite brasileira, incluindo os altos escalões 

www.nhengatu.org  <>   Sujeitos na comunicação -  Sujetos en la communicación     página 5

http://escholarship.org/uc/item/9qp6x692


NHENGATU revista ibero-americana para comunicação e cultura contra-hegemônicas    nº 3  ISSN: 2318-5023

Guerra Fria: tratava-se de derrotar o demônio comunista, encarnado pela União Soviética.

Nos anos 60, durante o governo Kennedy, essa concepção seria traduzida na forma da

Doutrina de Segurança Nacional,  orientada para o combate ao “inimigo interno”9,  que

mobilizou as Forças Armadas para perseguir, torturar, sequestrar e assassinar opositores

à ditadura, considerados “subversivos”.

Os anos 50 ampliaram a capacidade ideológica de sedução do imperialismo. A indústria

de consumo estadunidense, como já observamos, funcionava a pleno vapor, graças a

uma classe média que conquistava um padrão de vida sem paralelo no mundo. O “modo

de  vida  americano”  (american  way  of  life)  virou  sinônimo  de  prosperidade,  tendo  no

automóvel um de seus grandes símbolos. No Brasil, os anos JK foram a tradução dessa

atmosfera ideológica e cultural. A construção de Brasília, símbolo de uma modernidade

que  deveria  tirar  o  país  do  “atraso”,  era  impulsionada  por  um  governo  que  abriu  o

mercado brasileiro para a indústria transnacional, que apostava na cultura do automóvel e

que aderia sem pestanejar ao modelo consumista. Uma classe média urbana se formava

nos maiores centros do país (em particular, Rio de Janeiro e São Paulo), antenada com

as expressões culturais oriundas dos Estados Unidos e da Europa, num processo que

resultou  na  eclosão  da  bossa-nova  (por  vários  críticos  considerada  uma  a  versão

tupiniquim do jazz). 

Os  acordos  entre  Marinho  e  o  grupo  Time/Life,  portanto,  são  herdeiros  de  todo  um

processo de influências políticas, culturais e ideológicas a partir  da matriz imperialista

estadunidense. Desde a sua origem, o “Padrão Globo de Qualidade” constituiu-se como

elemento componente indispensável da disputa pela hegemonia, em que a sedução joga

um  papel  fundamental  (não  por  acaso,  Tota  utiliza  o  qualificativo  “sedutor”  para

caracterizar  a  ação  do  imperialismo  no  campo  da  cultura).  Trata-se,  aqui,  de  uma

discussão da maior importância. 

A crítica,  em geral,  especialmente  feita  pela  intelectualidade  situada  na  esquerda  do

espectro  ideológico,  recai  muito  mais  sobre  o  conteúdo  do  que  sobre  a  forma  da

das Forças Armadas, em consonância com os interesses do imperialismo estadunidense e contrária às aspirações do 
povo, que via no presidente deposto João Goulart uma possibilidade de, ao menos, conquistar algumas 
reivindicações, traduzidas pela plataforma sintetizada nas Reformas de Base.

9 V. René Armand Dreifuss, 1964: a conquista do Estado. Petrópolis, Vozes, 1987.

www.nhengatu.org  <>   Sujeitos na comunicação -  Sujetos en la communicación     página 6



NHENGATU revista ibero-americana para comunicação e cultura contra-hegemônicas    nº 3  ISSN: 2318-5023

programação. Claro, as operações de desinformação, construção de consensos sobre

falsas bases, omissões e todas as outras de conteúdo ideológico a serviço da classe

dominante devem mesmo ser desvendadas, expostas, denunciadas. Mas isso é só uma

parte da questão, e talvez nem seja a mais relevante. São, sobretudo, a plasticidade das

imagens,  a  qualidade  do  som  e  o  impacto  das  formas  que  atraem  e  hipnotizam  o

telespectador, conduzindo a uma posição que Umberto Eco, corretamente, caracterizaria

como de “passividade hipnótica”. 

Basta ligar o aparelho (“fácil  veículo de fáceis sugestões”), diz Eco, e a sala da casa,

antes imersa na mais profunda solidão,  será invadida por  imagens,  vozes e sons do

mundo, criando a sensação de participação de uma comunidade ilusória. O telespectador

mantém uma relação de natureza masturbatória com essas imagens, tanto no sentido de

que projetará suas fantasias em ídolos (artistas, cantores, galãs de novela etc.) quanto no

de que experimentará o gozo da participação nos eventos, sem contudo se expor ao

acaso ou correr qualquer risco real.

Por outro lado, sobre a relação “hipnótica” com o vídeo,

psicólogos e estudiosos de ciências sociais já de há muito

discorreram, levantando exatamente o problema de uma

comunicação que se propõe como “experiência cultural”,

quando,  na  realidade,  não  tem  as  conotações

fundamentais  desta.  Uma  comunicação,  para  tomar-se

experiência  cultural,  requer  uma  atitude  crítica,  a  clara

consciência da relação em que se está inserido, e o intuito

de  fruir  de  tal  relação.  Esse  estado  de  ânimo  pode

verificar-se seja numa situação pública (num debate) seja

numa  situação  privada,  melhor  ainda,  de  absoluta

intimidade  (a  leitura  de  um  livro).  A  maior  parte  das

investigações psicológicas sobre a audiência televisional

tendem, ao contrário, a defini-la como um particular tipo

www.nhengatu.org  <>   Sujeitos na comunicação -  Sujetos en la communicación     página 7



NHENGATU revista ibero-americana para comunicação e cultura contra-hegemônicas    nº 3  ISSN: 2318-5023

de  recepção  na  intimidade,  que  se  diferencia  da

intimidade crítica do leitor por assumir o aspecto de uma

aceitação passiva, de uma forma de hipnose.

(...)  Nesse tipo de recepção passiva, o espectador está

relaxed: não se acha (...) no estado de espírito da disputa,

mas aceita sem reservas o que lhe é oferecido (...). Nesse

estado de ânimo de relaxamento, estabelece-se um tipo

muito particular de transação, pelo qual se tende a atribuir

à  mensagem  o  significado  que  inconscientemente  se

deseja. Mais do que em hipnose, pode-se aqui falar em

auto-hipnose, ou projeção. 10

A televisão, lembra Eco, não é um gênero artístico, um fato artisticamente unitário como o

cinema ou o teatro. É um “serviço”, um meio técnico de comunicação pelo qual se pode

veicular uma série de gêneros, entre os quais o cinema e o teatro, além, é claro, dos

shows, espetáculos, telejornais e comerciais. Embora não seja um gênero artístico, existe

uma linguagem televisiva, que não apenas obedece a leis próprias, mas que, no ato de

transmissão,  também  modifica  o  modo  de  recepção  dos  gêneros  transmitidos.  É

completamente diferente,  por  exemplo,  assistir  a  um filme acompanhado da família  e

amigos,  dentro  de  casa,  pela  televisão,  e  numa  sala  tradicional  de  projeção,

compartilhada por estranhos. Por ser um canal de serviço que oferece, indistintamente,

uma multiplicidade de programas de todos gêneros - artísticos, jornalísticos, esportivos

etc. -, sem definir uma fronteira rígida entre eles, a televisão permite a fácil transposição

de  fronteira  entre  ficção  e  realidade.  A atraente  e  sedutora  linguagem da  telenovela

10 Umberto Eco, Apocalípticos e Integrados, São Paulo, Perspectiva, 1993, p. 341. Eco lembra, ainda, que os 
mecanismos de projeção de desejos inconscientes ficaram patentes em 1938, quando Orson Welles fez a famosa 
transmissão radiofônica que noticiava a invasão da terra por marcianos, baseando-se em conto de H. G. Wells. O 
programa causou pânico e episódios de fuga em massa em Nova York. “No seu estudo sobre os efeitos da famosa 
transmissão radiofônica da invasão dos marcianos, enviada ao ar nos Estados Unidos, em 1940, o próprio Cantril 
salientava que muitos daqueles que levaram o programa tragicamente a sério tinham-no escutado desde o início, e 
tendo ouvido o título, estavam aptos a perceber que se tratava de um artifício dramático: mas, num período de 
particular tensão internacional, escolheram a solução que inconscientemente esperavam.”

www.nhengatu.org  <>   Sujeitos na comunicação -  Sujetos en la communicación     página 8



NHENGATU revista ibero-americana para comunicação e cultura contra-hegemônicas    nº 3  ISSN: 2318-5023

(articulada,  por sua vez, como linguagem publicitária,  com diálogos curtos e de baixa

complexidade,  sempre  em cenários  esteticamente  atrativos)  passa  a  ser  utilizada  na

produção das reportagens jornalísticas. 

A televisão - diz Jürgen Habermas - promoveu a diluição das fronteiras entre as diversas

esferas, em especial da política, comércio, espetáculo.11  O comportamento de um político

candidato a um cargo eletivo (incluindo a aparência, a gesticulação, o estilo do discurso)

deve  espelhar-se  no  de  celebridades  e  artistas,  de  tal  forma  que  o  candidato  seja

percebido pela opinião pública como parte de um mundo espetacular.  Ou, como dirá

Stefano Rodotá,

“O  político  aparece  como  um  produto  entre  outros,  é

avaliado  com critérios  que  se  aproximam bastante  dos

vigentes  no  mundo  do  consumo.  Assim,  esta  mudança

dos  parâmetros  de  referência  vem  do  fato  que  a

tecnopolítica  é  constituída  cada  vez  mais  amplamente

pelos  instrumentos  que  vêm diretamente  do  mundo  da

produção, do comércio, da publicidade”.12

Em síntese, não há como entender o alcance do poder da televisão como veículo na

disputa pela hegemonia, sem desenvolver uma reflexão cuidadosa sobre seu poder de

sedução, que, aliás, impôs-se como condição até mesmo para a imprensa escrita. 13 Os

11 V. Jürgen Habermas, Mudança estrutural da esfera pública. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1984.
12 Stefano Rodotá, Tecnopolitica (La Democrazia e le Nuove Tecnologia della Comunicazione),  Roma, Laterza, 1997,

p. 12, apud Octavio Ianni, O príncipe eletrônico, p. 16
13Em 1984, a reforma modernizadora do jornal Folha de S. Paulo - com a adoção, entre outras medidas, de cadernos 
temáticos, fotos coloridas, e parágrafos cada vez mais curtos –, modelo adotado por grande parte dos jornais impressos, 
foi realizada sob o imperativo da sedução. Os fundamentos dessa estratégia foram explicitados pelo dono e diretor de 
redação Otavio Frias Filho, no artigo “Vampiro de papel”, que equipara o ato de comprar um jornal à disposição 
demonstrada pela vítima de, espontaneamente, abrir a porta de sua casa ao sedutor conde Drácula. Vender o jornal, 
portanto, é sinônimo de seduzir o leitor. (Folha de S. Paulo, caderno Folhetim nº 394, 5.ago.1984, p. 3-4). Para um 
estudo mais detalhado, v. José Arbex Jr, Showrnalismo – a notícia como espetáculo, São Paulo, Casa Amarela, 2001).

www.nhengatu.org  <>   Sujeitos na comunicação -  Sujetos en la communicación     página 9



NHENGATU revista ibero-americana para comunicação e cultura contra-hegemônicas    nº 3  ISSN: 2318-5023

acordos  de  Marinho  com o  grupo  Time/Life,  nesse  sentido,  foram vitais,   por  terem

introduzido no Brasil  um patamar tecnicamente sofisticado e  avançado de difusão de

imagens, entretenimento e informação que seria a marca registrada da RG.

A ditadura compreendeu imediatamente a importância que teria um meio de comunicação

capaz  de  projetar  uma imagem consensual  de  Brasil  em conformidade  com os  seus

próprios interesses, valores e ideologia. Os generais, por isso, permitiram a conclusão dos

acordos  Time/Life,  apesar da flagrante violação da Constituição e da “gritaria”  que os

acordos produziram.14 A “boa vontade” dos generais Castelo Branco e Costa e Silva não

surpreende: Marinho, classificado como “nosso mais fiel e constante aliado” por Armando

Falcão, execrável ministro da Justiça de Ernesto Geisel, mantinha relações íntimas com o

mais  alto  escalão  dos  golpistas  de  1964  –  incluindo  os  generais  e  a  embaixada

estadunidense  em  Brasília.15 Marinho  não  era  “apenas”  um  “simpatizante”  ou

propagandista do regime. Era um articulador, um conspirador ativo, fazia parte do “time”.

Integrava  uma  linhagem  que  agregava  outros  “capos”  latino-americanos  da  indústria

midiática articulada com o imperialismo, como Agustín Edwards Eastman, proprietário do

diário chileno  El Mercurio, articulador do golpe que depôs Salvador Allende, em 11 de

setembro de 1973 e instaurou o regime de terror de Augusto Pinochet,16 e os proprietários

14 Não é o caso, aqui, de reproduzir a história detalhada da batalha levada dentro do Congresso Nacional por aqueles 
que quiseram impugnar o acordo, a partir de  denúncias feitas, no final de 1964, pelo então governador da 
Guanabara Carlos Lacerda, em cartas endereçadas ao general presidente Humberto de Alencar Castelo Branco. 
Embora uma CPI instalada na Câmara tenha concluído um parecer desfavorável à RG,  em setembro de 1966, os 
generais fizeram vistas grossas. Em outubro de 1967, contrariando as conclusões da CPI, o consultor-geral da 
república Adroaldo Mesquita da Costa, obviamente agindo sob as ordens do ditador Castelo Branco, emitiu um 
parecer considerando que não havia uma sociedade entre as duas empresas e que os acordos eram legais. Um ano 
depois, o general Arthur da Costa Silva referendou a decisão de Castelo.

15 Não se trata de uma afirmação resultante de meras inferências e conclusões produzidas por análises, mas de provas 
documentais. Em 5 de abril de 2014, a jornalista  Helena Sthephanowitz, da Rede Brasil Atual, divulgou um 
documento confidencial do Departamento de Estado dos Estados Unidos, datado de 14 de agosto de 1965, e 
liberado para consulta pública após 50 anos,  em que o embaixador Lincoln Gordon relata a seus superiores suas 
conversas com o então presidente da RG. Ambos discutiam a sucessão de Castelo Branco e o endurecimento do 
regime. V. Helena Sthephanowitz, em < http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/helena/2014/04/eua-confirma-
acao-de-roberto-marinho-nos-bastidores-da-ditadura-3931.html>, consultado pela última vez em 08.03.2015

16 Em novembro de 2013, durante um julgamento que investigava as possíveis atividades 
ilegais cometidas pelos meios de comunicação que contribuíram para o golpe de Estado de 
1973, Agustín Edwards Eastman admitiu ter mantido, em 1970, contato telefônico com o 
então presidente Richard Nixon e se reunido com o diretor da CIA Richard Helms e o 
assessor de Segurança Nacional Henry Kissinger, após Salvador Allende ter sido eleito 
presidente do Chile. (v. Travis Knoll, “Dono do jornal chileno El Mercurio admite ter feito 
contato com a CIA antes do golpe contra Allende”, blog Jornalismo nas Américas, disponível 
em <https://knightcenter.utexas.edu/pt-br/blog/00-14578-dono-do-jornal-chileno-el-

www.nhengatu.org  <>   Sujeitos na comunicação -  Sujetos en la communicación     página 10



NHENGATU revista ibero-americana para comunicação e cultura contra-hegemônicas    nº 3  ISSN: 2318-5023

dos meios de comunicação da Venezuela que tentaram depor Hugo Chávez, em 11 de

abril de 2002.17

Em julho de 1971, Marinho, movido por interesses próprios,decidiu encerrar os acordos

com  o  Time/Life.18 Ficaram,  como  precioso  legado,  a  excelência  técnica,  a  cultura

gerencial e a ideologia. Em janeiro de 1966, o então jovem e recém-nomeado diretor geral

da emissora Walter Clark, 29 anos, teve um insight que catapultou os índices de audiência

da emissora. O Rio de Janeiro sofria uma das suas piores inundações, causando a morte

de mais de 100 pessoas e 20 mil desabrigados. Clark ordenou que a emissora (Canal 4),

além de fazer a cobertura da tragédia ao vivo, também liderasse sua primeira campanha

comunitária, centralizando a arrecadação de doações em dois de seus estúdios. Foi uma

brilhante jogada de marketing. Para a percepção do telespectador brasileiro, em 2015,

pode parecer algo banal e até mesmo esperado. Mas, para a época, era uma revolução

no modo de fazer televisão. Clark fez com que a RG fosse identificada como porta-voz

dos aflitos, dos atingidos pela catástrofe e também daqueles que queriam recuperar a

cidade após a tragédia. Conquistou, assim, uma grande parcela dos telespectadores que,

até então, dividiam o seu tempo entre a Tupi, a Rio e a Excelsior. E apontou um caminho

que a RG nunca mais abandonaria.

Ainda naquele ano, a RG chegou ao estado de São Paulo com a aquisição do canal 5

que,  desde  1952,  funcionava  como a  TV  Paulista,  de  propriedade  das  Organizações

Victor Costa.  19 Em 5 de fevereiro de 1968, foi inaugurada a terceira emissora, em Belo

Horizonte, e as retransmissoras de Juiz de Fora e de Conselheiro Lafaiete, além de um

mercurio-admite-ter-feito-contato-com-cia-antes-do-golpe-con>
17 V. o documentário “A revolução não será televisionada”, disponível em 

<http://www.youtube.com/watch?v=FppdfwqmImE>, visitado pela última vez em 
09.03.2015

18 Há várias interpretações sobre o motivo da ruptura. Na versão proposta pela própria RG, Marinho simplesmente 
decidiu assumir controle total da empresa. Outras versões indicam que o grupo Time/Life se sentiu exposto pelo 
escândalo, além de insatisfeito com o retorno financeiro obtido pelo empreendimento, forçando o seu encerramento.

19 O processo de aquisição da emissora está repleto de denúncias de fraude e lances obscuros. Os herdeiros dos 
antigos donos da emissora entraram na justiça, com uma Ação Declaratória de Inexistência de Ato Jurídico, sob a 
alegação de que a família Marinho não dispõe de nenhum documento que comprove ter adquirido a televisão. Em 
2002, o então deputado Afanasio Jazadji (da antiga sigla PFL) denunciou, no plenário da Assembleia Legislativa de 
São Paulo, uma suposta fraude praticada por Marinho contra os 673 acionistas minoritários da antiga TV Paulista, 
em 1975. As acusações suscitaram uma interminável batalha jurídica, compondo uma ação de 4 mil páginas que 
chegou até ao Superior Tribunal de Justiça. Informações mais detalhadas sobre o processo podem ser facilmente 
encontradas na Internet, em vários portais, sites e blogs. V., por exemplo, o Tribuna da Internet < 
http://tribunadainternet.com.br/> e o Portal da Metrópole: < http://www.portalmetropole.com/>

www.nhengatu.org  <>   Sujeitos na comunicação -  Sujetos en la communicación     página 11

http://www.youtube.com/watch?v=FppdfwqmImE


NHENGATU revista ibero-americana para comunicação e cultura contra-hegemônicas    nº 3  ISSN: 2318-5023

link de micro-ondas que ligava o Rio de Janeiro a São Paulo. Foi nessa época que Costa

e  Silva  deu  prioridade  ao  desenvolvimento  da  Embratel,  um  moderno  sistema  de

telecomunicações,  criando o Ministério das Comunicações e concedendo à população

uma  linha  de  crédito  para  a  compra  de  televisores.  Trata-se  de  um  momento

extraordinário na história das telecomunicações, não apenas no Brasil, mas no mundo:

um estado utilizava verbas públicas para construir um complexo sistema de antenas e

torres de retransmissão de sinais radiofônicos, além de subsidiar o mercado de consumo

de  receptores,  obviamente  tendo  em  mente  o  seu  uso  por  uma  rede  privada  que,

portadora de uma ideologia claramente associada ao capital, surgia e se expandia com

força no necessário nacional. A principal missão da emissora seria a de fornecer uma

imagem unificada  do  Brasil,  promover  a  integração  virtual  do  território  nacional,  mas

sempre  segundo uma versão  capaz de deixar  encantado um sujeito  como o  general

Médici.

A RG, obviamente, não deixou por menos: em 1° de setembro de 1969 entrou no ar o

Jornal Nacional (JN), primeiro programa noticioso – se é que possa ser descrito dessa

forma -  em rede nacional,  apresentado por Hilton Gomes e Cid Moreira. Naquele mesmo

ano, a RG realizou sua primeira transmissão via satélite, ao exibir, de Roma, entrevista de

Gomes com o Papa Paulo VI (claro: a Igreja Católica não poderia faltar ao banquete). No

ano seguinte, durante a Copa do Mundo de 1970, no México, a emissora recebeu sinais

experimentais em cores da Embratel. Se algum evento pode ser singularizado como o

mais significativo para demonstrar o lugar da RG à época da ditadura, a transmissão da

Copa de 1970 é, sem dúvida, um forte candidato. Naquele ano, o Brasil vivia a pior fase

da ditadura, sob Médici. Milhares de brasileiros eram perseguidos, presos, torturados e

assassinados  pelos  generais.  Mas  a  transmissão  da  Copa,  pela  RG,  produziu  um

extraordinário clima de euforia. A música “90 milhões em ação”, transformada em hino

informal, ajudou a abafar os gritos dos torturados e os protestos contra o regime. A Copa

assegurou  um  clima  artificial  de  coesão  nacional  e  deu  para  a  ditadura  um  fôlego

precioso.

Dois  anos depois,  durante  a exibição da Festa  da Uva de Caxias  do Sul,  ocorreu a

primeira transmissão oficial em cores da televisão brasileira. Em 28 de abril de 1974, o JN

www.nhengatu.org  <>   Sujeitos na comunicação -  Sujetos en la communicación     página 12



NHENGATU revista ibero-americana para comunicação e cultura contra-hegemônicas    nº 3  ISSN: 2318-5023

passou  a  ser  transmitido  em  cores,  três  dias  após  ter  iniciado  suas  coberturas

internacionais pela Revolução dos Cravos, em Portugal. Em 1975, a RG começou a exibir

boa parte de sua programação simultaneamente, para todo o país. A programação foi

moldada  por  um  padrão  fixo  que  combinava  novelas,  noticiário,  filmes  (a  maioria

“enlatados”) e minisséries, tendo como indiscutível carro-chefe o JN. As novelas eram

pensadas  para  públicos  específicos  e  distribuídas  segundo  horários  adequados,  com

temáticas  mais  “leve”  para  a juventude,  nos finais  de tarde e mais  “pesadas”  para  o

horário nobre, após o JN. Marinho fez grandes investimentos no setor de teledramaturgia,

que atingiu níveis de excelência planetária: a RG tornou-se exportadora de telenovelas. 

Mais uma vez, a importância das telenovelas e minisséries na disputa pela hegemonia

não deve ser subestimada. No ato de participar intensamente da trama da telenovela, os

telespectadores perdem a consciência de que tudo não passa de fantasia. Depositam nas

personagens  expectativas  que  transcendem  o  mundo  do  faz-de-conta.  O  drama  da

personagem é fantasioso, mas a lágrima que o telespectador derrama ou a palpitação de

seu coração é real. As pessoas projetam os problemas, as frustrações, as expectativas e

as emoções sentidos em sua vida diária. Esse mecanismo de projeção torna-se parte

constitutiva da economia psíquica dos telespectadores, inscreve-se no seu corpo como

memória de emoções efetivamente vividas. Fredric Jameson nota que...

“Os  filmes  são  uma  experiência  física  e  como  tal  são

lembrados,  armazenados  em  sinapses  corpóreas  que

escapam  à  mente  racional.  Baudelaire  e  Proust

mostraram-nos como as memórias são na verdade parte

do corpo, mais próximas do odor ou do paladar que da

combinação  das  categorias  de  Kant;  ou  talvez  fosse

melhor  dizer  que  memórias  são,  acima  de  tudo,

recordações  dos  sentidos,  pois  são  os  sentidos  que

lembram, e não a ‘pessoa’ ou a identidade pessoal. Isso

pode  acontecer  com  livros,  se  as  palavras  forem

www.nhengatu.org  <>   Sujeitos na comunicação -  Sujetos en la communicación     página 13



NHENGATU revista ibero-americana para comunicação e cultura contra-hegemônicas    nº 3  ISSN: 2318-5023

suficientemente sensoriais (...).”   20

Processo semelhante se dá, também, com as imagens captadas por meio da televisão,

desde  que  elas  sejam  suficientemente  carregadas  de  dramaticidade  e/ou  sedução

estética. A telenovela adquiriu a densidade de um fato do mundo. Noite após noite, pelo

menos   30 milhões de brasileiros assistiram, ao longo dos anos 70 e 80, a telenovelas e

minisséries. Em alguns casos, as personagens adquiriram visibilidade muito maior do que,

em geral,  aquela conquistada por  políticos.  Como esquecer, por  exemplo,  o  clima de

sensacionalismo  que   tomou  conta  do  país  quando  se  colocou  a  questão  sobre  a

identidade do assassino de Odete Roitman, personagem interpretada pela atriz Beatriz

Segall na novela “Vale tudo” (maio de 1988 a fevereiro de 1989)? 

A força da ficção seria plenamente revelada, em 28 de dezembro de 1992,  quando as

notícias  sobre  a  morte  da  jovem  atriz  global  Daniela  Perez,  que  interpretava  a

personagem Iasmin na novela “De corpo e alma”, assassinada pelo ator Guilherme de

Pádua,  atraíram  mais  atenção  do  que  a  renúncia  de  Fernando  Collor  de  Mello.  No

momento em que o JN mostrou a reportagem sobre a morte da atriz, o Ibope atingiu 66

pontos, para uma média, à época, de 55 pontos.  É ilustrativa a seguinte reportagem,

intitulada “Crime passional bate renúncia de Collor” e com subtítulo “Nas ruas de São

Paulo,  assassinato  da  atriz  Daniela  Perez  é  mais  comentado  que  a  mudança  do

presidente”:

 

O assassinato da atriz Daniela Perez tirou o brilho ontem

do  acontecimento  político  mais  esperado  em  1992,  a

renúncia de Fernando Collor  de Mello.  “Que Collor  que

nada.  O  papo  do  dia  é  a  morte  da  menina”,  disse  o

jornalista da praça Vilaboim (Higienópolis, região central

de  São  Paulo  )  Feliciano  Oliveira,  29.  “Só  umas  duas

pessoas perguntaram da renúncia. O resto queria saber

20 Fredric Jameson, As Marcas do Visível, Rio de Janeiro, Graal, 1995, p. 1

www.nhengatu.org  <>   Sujeitos na comunicação -  Sujetos en la communicación     página 14



NHENGATU revista ibero-americana para comunicação e cultura contra-hegemônicas    nº 3  ISSN: 2318-5023

detalhes do assassinato”, acrescentou.21  

No começo, as telenovelas da RG ainda seguiam o padrão do “dramalhão” mexicano. A

primeira levada ao ar, em 1966, foi "Eu compro esta mulher", dirigida por Walter Clark,

seguida  de  "O  sheik  de  Agadir"  (1967),  "A  Rainha  Louca",  "O  homem  Proibido",

"Anastácia",  "A mulher sem destino" e "Sangue e Areia"  (1968).  Com o tempo, a RG

passou  a  introduzir  grandes  temas  da  conjuntura  nos  seus  enredos,  que  eram

apresentados,  claro,  dentro dos limites tolerados pela ditadura:  status social,  relações

entre  ricos  e  pobres,  desigualdade  de  renda,  transformação  cultural  das  relações

amorosas e conjugais, corrupção. O núcleo temático era, invariavelmente, protagonizado

por famílias e personagens de cor branca, de classe média / alta, residentes em bairros

nobres do Rio de Janeiro e São Paulo. Os negros, em contrapartida, sempre ocupavam

posições subalternas.  Nos anos 70,  fizeram grande sucesso "Véu de Noiva",  "Irmãos

Coragem", "Selva de Pedra", "Pecado Capital",  "O Astro", "Pai Herói", "Assim na Terra

como no Céu", "Bandeira Dois", "O Bem Amado", "O Espigão", "Saramandaia", "O Cafona

e o Rebú". 

A partir de 1975, o final das tardes passou a ser reservado para adaptações das obras de

literatura nacional, incluindo "Senhora", "A Moreninha", "Escrava Isaura", "Maria Maria", "A

Sucessora",  "Cabocla". No mesmo ano, a emissora lançou, em horário nobre, “Roque

Santeiro”,  de  Dias  Gomes e  Aguinaldo  Silva,  num primeiro  momento  censurada  pelo

regime.  Com  a  “abertura”,  e  sendo  obrigada  a  enfrentar  a  concorrência  das  outras

emissoras, que também investiam em teledramaturgia, a RG passou a explorar enredos

cada  vez  mais  ousados,  incluindo,  nos  anos  90,  temas  considerados  tabu,  como

homossexualidade e  a  existência  da  Aids,  chegando até  a  novelas  que “debatiam”  a

questão da terra (com “O Rei do Gado”, de Benedito Ruy Barbosa, em 1996). 

Não raro, a discussão sobre eventos da vida política nacional e internacional era feita de

modo muito mais vívido por meio das telenovelas do que do noticiário propriamente dito,

21 Folha de S. Paulo, 30.12.1992, p. 3-5. Também as revistas semanais Veja e IstoÉ deram várias páginas à cobertura 
do crime (edições de 6.01.1993). Veja dedicou uma capa sensacionalista ao assunto (edição de 13.jan.1993), com os
seguintes título e subtítulos:” O pacto de sangue - Guilherme: peças gays, histeria e sucesso a qualquer preço; 
Paula: ciúme doentio e contato com a noite barra-pesada”, chamando para uma reportagem de seis páginas. A Paula 
a quem Veja se refere era a mulher de Guilherme e sua cúmplice no assassinato de Daniela.

www.nhengatu.org  <>   Sujeitos na comunicação -  Sujetos en la communicación     página 15



NHENGATU revista ibero-americana para comunicação e cultura contra-hegemônicas    nº 3  ISSN: 2318-5023

graças à  já  mencionada abolição entre  os gêneros ficção,  jornalismo e  publicidade e

propaganda. Obviamente, na ficção o “debate” ocorre de forma controlada pelo autor.22

Não por acaso, por exemplo, a telenovela “O Rei do Gado” foi levada ao ar em 17 de

junho  de  1996,  escassos  três  meses  após  o  massacre,  pela  Polícia  Militar,  de  21

militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em Eldorado dos

Carajás, no sul do Pará, ocorrido em 17 de abril. Na telenovela, vencem os trabalhadores

sem terra que adotam uma perspectiva dócil,  domesticada e respeitosa para com as

autoridades. O casamento – isto é, a conciliação – é o caminho finalmente encontrado

para a paz entre os sem terra e o latifúndio. 

As telenovelas também oferecem às emissoras em geral, e à RG em particular, um meio

precioso de coleta de dados comportamentais. A emissora faz pesquisas de opinião sobre

o  desenvolvimento  de  determinado  enredo,  com  as  respostas  dos  telespectadores

devidamente organizadas por faixa etária, nível de escolaridade, renda, sexo, local de

moradia e outros dados socioeconômicos. Por exemplo: fulano deveria ou não confessar

ou revelar um crime? Seria justo ao rapaz, que é arrimo de família, ficar com a maleta de

dinheiro  esquecida no banco do táxi?  É aceitável  o  casamento  homoafetivo?23 Esses

dados, devidamente tabulados e analisados, valem ouro para a própria emissora e para

empresas de marketing e propaganda, que endereçam a suas mensagens a faixas de

público bem definidas. Ao lançar determinado produto – de sabão em pó a candidatos a

cargos eletivos -, os marqueteiros já conhecem de antemão as tendências que norteiam o

comportamento do “público-alvo”. Tudo funciona como um imenso laboratório.

Outra  vertente  complementar  e  vital  à  ação  da  RG  nos  campos  do  jornalismo  e

22 Certa vez, ao participar de um simpósio nacional sobre mídia e o combate a Aids, promovido pela Unesco no 
âmbito do programa Educaids, critiquei o modo pelo qual autores de telenovelas usavam a referência à epidemia em
busca de situações dramáticas. Citei, especificamente, a RG. Fui duramente criticado por um dos participantes do 
simpósio, que observou que as telenovelas da RG mereciam aplauso e não crítica, por terem um conteúdo não 
homofóbico, mas simpático às vítimas. Não ocorreu ao questionador, como então observei, que, sim, por acaso, o 
diretor da telenovela e da RG tinham posições “progressistas” a esse respeito. Mas poderia ocorrer o contrário, com 
a vítima da AIDS sendo responsabilizada por sua própria doença e por sua disseminação. Como ficaríamos, então? 
O problema, obviamente, não estava na posição defendida por este ou aquele diretor, autor o dramaturgo, mas sim 
no fato de que uma emissora privada, fora de qualquer controle público, apresenta um debate, na forma de ficção, 
sobre temas reais e assim interfere na vida das pessoas e na sua forma de perceber o mundo. E se é criticada por 
apresentar posições indefensáveis (racistas, segregacionistas, preconceituosas), sempre tem a opção de contestar 
que tudo não passa de simples ficção.

23 O mesmo procedimento, claro, é adotado por programas “interativos” que, supostamente, levam em conta a opinião
dos telespectadores, como o extinto “Você Decide” (exibido entre 1992 e 2000) e os “reality shows”, como o BBB.

www.nhengatu.org  <>   Sujeitos na comunicação -  Sujetos en la communicación     página 16



NHENGATU revista ibero-americana para comunicação e cultura contra-hegemônicas    nº 3  ISSN: 2318-5023

dramaturgia  são as  “ações  pela  cidadania”.  A Fundação  Roberto  Marinho,  criada em

dezembro de 1977, com uma campanha de preservação da memória nacional, passou a

cumprir  um  papel  fundamental  como  impulsionador  de  festas  cívicas,  telecursos  e

programas  educativos,  museus,  projetos  endereçados  ao  meio-ambiente,  integração

racial, desenvolvimento dos esportes, ajuda às crianças carentes etc.  “Cidadania: a gente

vê  por  aqui!”  –  é  o  lema consagrado  pela  emissora,  cujas  ações  associam grandes

corporações,  incluindo bancos,  empreiteiras  e  indústrias.  O “discurso  da cidadania”  é

extremamente sedutor, por apontar um caminho aparentemente indolor, mesmo se difícil,

para a integração de todos os setores da sociedade, num clima benéfico de conciliação

nacional,  bastando para isso um pouquinho de boa-vontade.  Não há luta  de classes,

racismo, preconceito. A desigualdade social  é só um estado passageiro que pode ser

resolvido por bons patrões e empregados dóceis. Todos estão irmanados para um único

fim: o bem dos brasileiros e do país. Durante meses, anos e décadas essa foi e ainda é a

mensagem passada pela rede que realizou a unificação virtual do Brasil, muito antes de

sua integração real. 

Por sua história de total simbiose com a ditadura militar; pela dimensão que atingiu nos

anos 80, tornando-se uma das maiores redes de televisão do mundo; pela excelência

técnica de seu telejornalismo e setor de dramaturgia, por seu poder como agente político,

ideológico e articulador  do discurso hegemônico a RG constitui  um fenômeno se não

único, certamente raro no planeta. Nos estertores do regime instalado em 1964, a imagem

que o Brasil tinha do Brasil era, em grande parte, a imagem construída pela RG.

www.nhengatu.org  <>   Sujeitos na comunicação -  Sujetos en la communicación     página 17



NHENGATU revista ibero-americana para comunicação e cultura contra-hegemônicas    nº 3  ISSN: 2318-5023

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

MELLO, G.A. (1994). Muito Além do Cidadão Kane. São Paulo: Scritta Editorial.

POLACOW, P.O. (2000). Conspiração Patrocinada – a versão de Assis Chateaubriand 

sobre os acordos Time-Life, Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) – Programa 

de Pós-Graduação em Comunicação. Universidade Metodista de São Paulo, São 

Bernardo do Campo, SP, 2000.

SODRÉ, N.W. (1983). História da Imprensa no Brasil. São Paulo: Martins Fontes.

HERZ, D. (1991). História Secreta da Rede Globo. São Paulo: Ortiz.

MORAIS, F. (1994). Chatô, o rei do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras.

ABREU, A.A. (1996). A imprensa em transição: o jornalismo brasileiro nos anos 50. São 

Paulo: Fundação Getúlio Vargas.

BOLAÑO, C. (1988). Mercado brasileiro de televisão. Aracaju: Editora da Universidade 

Federal de Sergipe. 

TOTA, A.P. (2000). O imperialismo Sedutor. São Paulo: Companhia das Letras.

HIRSCH, R. A. D. (1987). 1964: a conquista do Estado. Petrópolis, Vozes.

ECO, U. (1993). Apocalípticos e Integrados, São Paulo, Perspectiva.

HABERMAS, J. (1984) Mudança estrutural da esfera pública. Rio de Janeiro, Tempo 

Brasileiro.

RODOTÁ, S. (1997). Tecnopolitica (La Democrazia e le Nuove Tecnologia della 

Comunicazione),  Roma, Laterza, p. 12, apud Octavio Ianni, O príncipe eletrônico.

Arbex Jr, J. (2001). Showrnalismo – a notícia como espetáculo. São Paulo: Casa 

Amarela.

Jameson, F. (1995). As Marcas do Visível, Rio de Janeiro: Graal. 

Luce, H.; Revista Life, 07. fev. 1941, editorial “The American Century”, apud 

Marcelo Gonçalves de Carvalho, Consumer culture imperialism, dissertação de 

mestrado apresentada à Universidade da Califórnia em San Diego, 2010, pág. 7 

(disponível em <http://escholarship.org/uc/item/9qp6x692> visitado pela última vez 

em 09.03.2015.

www.nhengatu.org  <>   Sujeitos na comunicação -  Sujetos en la communicación     página 18

http://escholarship.org/uc/item/9qp6x692


NHENGATU revista ibero-americana para comunicação e cultura contra-hegemônicas    nº 3  ISSN: 2318-5023

SHEPHANOWITZ, H. em < http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/helena/2014/04/eua-

confirma-acao-de-roberto-marinho-nos-bastidores-da-ditadura-3931.html>, consultado 

pela última vez em 08.03.2015.

Blog Jornalismo nas Américas, disponível em <https://knightcenter.utexas.edu/pt-

br/blog/00-14578-dono-do-jornal-chileno-el-mercurio-admite-ter-feito-contato-com-cia-

antes-do-golpe-con>.

A revolução não será televisionada, disponível em <http://www.youtube.com/watch?

v=FppdfwqmImE>, visitado pela última vez em 09.03.2015.

Tribuna da Internet, disponível em < http://tribunadainternet.com.br/> 

Portal da Metrópole, disponível em < http://www.portalmetropole.com/>

Folha de S. Paulo, 30.12.1992, p. 3-5. 

Revista Veja, 06.01.1993.

Revista Isto é, 06.01.1993.

Revista Veja, 13.01.1993.

www.nhengatu.org  <>   Sujeitos na comunicação -  Sujetos en la communicación     página 19

http://www.portalmetropole.com/
http://www.youtube.com/watch?v=FppdfwqmImE
http://www.youtube.com/watch?v=FppdfwqmImE
https://knightcenter.utexas.edu/pt-br/blog/00-14578-dono-do-jornal-chileno-el-mercurio-admite-ter-feito-contato-com-cia-antes-do-golpe-con
https://knightcenter.utexas.edu/pt-br/blog/00-14578-dono-do-jornal-chileno-el-mercurio-admite-ter-feito-contato-com-cia-antes-do-golpe-con
https://knightcenter.utexas.edu/pt-br/blog/00-14578-dono-do-jornal-chileno-el-mercurio-admite-ter-feito-contato-com-cia-antes-do-golpe-con

