Pensando Ensino e Pesquisa em Rádio, Televisão e Internet

Autores

  • Carmen Lúcia José Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/nhengatu.v1i2.34193

Palavras-chave:

Ensino, Pesquisa, Radiofonia, Fronteira, Cultura do Ouvir

Resumo

No interior do Curso de Comunicação Social, na habilitação Radialismo, o Ensino deve estar condicionado à Pesquisa de modo que a produção radiofônica universitária decorra de um pensamento sobre Radiofonia porque, nesta etapa de aprendizagem e reflexão sobre a mídia, é possível tanto conhecer como já foi feito e ainda se faz uma programação radiofônica como também avançar a partir da potencialidade da radiodifusão. Ambos os procedimento inferem sobre as modelizações dessa mídia e sobre a escuta do público ouvinte, resultando no movimento dos processos comunicativos sonoros para atuar nos dois eixos da dinâmica da cultura: o da delimitação e o da irregularidade semiótica. Não existe um único pensamento que realize o tripé ensino/pesquisa/extensão na área da Radiofonia; por isso, nesse trabalho, retomamos algumas referências essenciais sobre cultura e sobre comunicação que podem ajudar a repensar os novos tempos das ondas sonoras.

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Publicado

2017-08-30

Edição

Seção

Artigos