Raízes Profundas na Estrutura Musical
O Brasil do Século XXI e a Europa do Século XVII na Dualidade de “Me Gusta”
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-5023.2021.n7.e66620Palavras-chave:
Decolonial, Hegemonia Cultural, América Latina, AnittaResumo
Este artigo tem como objetivo determinar como a música pop atual articula o esforço contra-hegemônico do decolonialismo estando inserida em um espaço regido pela mesma potência cultural que busca combater. O objeto utilizado neste estudo para determinar os aspectos vitais deste embate é música intitulada Me Gusta, lançada em 18 de setembro de 2020 pela cantora pop brasileira Anitta, em parceria com a rapper de ascendência dominicana e trinidadiana Cardi B e o cantor e rapper porto-riquenho Myke Towers. Tal escolha se justifica exatamente por se tratar de uma obra criada e interpretada por artistas latino-americanos, que buscam enfatizar a identidade cultural local em sua produção, mas que se encontra inserida no mercado mundial da cultura pop, atingindo consumo massificado internacionalmente enquanto produto cultural.
Referências
ABLETON. Drop It: The Kick in Electronic Music. Berlin. 2019. Disponível em <https://www.ableton.com/en/blog/drop-it-kick-electronic-music/> Acessado em 15/01/2021
BERNSTEIN, Guilherme. A Evolução para o Ostinato Modernista. UNIRIO, Rio de Janeiro, 2008
BITONDI, Matheus. Apostila de Harmonia. São Paulo. 2015
BISHKO, Andrew. Hearing the Difference between Major and Minor Keys. Musical U. Disponível em: <https://www.musical-u.com/learn/major-minor-keys/> Acessado em 15/01/2021
ELIZALDE, Paz. FIGUEIRA, Patrícia e QUINTERO, Pablo. Uma breve história dos estudos decoloniais. MASP, São Paulo, 2019.
EXPOSITO, Suzy. Anitta, Cardi B and Myke Towers Take Brazil in New ‘Me Gusta’ Video. Rolling Stone, 18 de Setembro de 2020. Disponível em: <https://www.rollingstone.com/music/music-latin/anitta-me-gusta-cardi-b-myke-towers-1058248/>. Acesso em 29/09/2020
EWELL, Philip A. Music Theory and the White Racial Frame. Society For Music Theory, Indiana, Setembro de 2020
HEARING the Difference Between Major and Minor Keys. Musical-U. 14 de fevereiro de 2017. Disponível em: <https://www.musical-u.com/learn/major-minor-keys/> Acesso em 29/09/2020
GROUT, Donald. PALISCA, Claude. História da Música Ocidental (5ª edição) Lisboa: Gradiva, Novembro de 2007.
MARCONDES, João. O Que É Clave? Souza Lima Musical. 23 de Maio de 2019. Disponível em: <https://souzalima.com.br/blog/o-que-e-clave/> Acesso em 29/09/2020
MARQUES, Lorena de Lima. Salvador, 470 anos: Diáspora, Religiosidade e Resistência. Fundação Cultural Palmares. Salvador. 2019. Disponível em <https://www.palmares.gov.br/?p=53773> Acessado em 12/01/2023
MED, Bohumil. Teoria da Música (4ª edição). Musimed, Brasília DF 1996.
NEIRA, Luz Garcia. A Invenção da Moda Brasileira. Caligrama. São Paulo. 2008. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/caligrama/article/view/68123> Acessado em 12/01/2023
SALVADOR é a capital mais negra do país aponta IBGE, G1, 14 de Novembro de 2011. Disponível em: <http://g1.globo.com/bahia/noticia/2011/11/salvador-e-capital-mais-negra-do-pais-aponta-ibge.html>. Acesso em 29/09/2020
SCHNEIDER, Britta. HEYD, Theresa (Org.). Bloomsbury World Englishes. Bloomsbury. Londres 2021
SCHOENBERG, Arnold. Harmonia. Fundação Editora UNESP (FEU). São Paulo 2001.
STOVER, Chris. The Clave Matrix: Afro-Cuban Rhythm: Its Principles and Origins. Arizona State University, Janeiro de 2012
Downloads
Publicado
Versões
- 2023-06-20 (4)
- 2023-06-20 (3)
- 2024-05-13 (2)
- 2023-08-22 (1)
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.