Crenças e saberes em disputa: a religião na sala de aula

Autores

  • Eliane Hojaij Gouveia Departamento de Antropologia e Programa de Estudos Pós Graduados em Ciências Sociais - PUCSP.
  • Michelle Veronese Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUC-SP e pesquisadora do Núcleo de Estudos Religião e Sociedade (Nures)

Palavras-chave:

Religião, Intolerância, preconceitos

Resumo

Os conflitos religiosos em sala de aula são discutidos neste artigo, que busca dinâmicas que sustentem esse tipo de problema. Partimos da ideia de que a solução para um desafio desta natureza não pode ser alcançada simplesmente por meio de manuais ou receitas prontas, e, em vez de oferecer um conjunto de táticas ou dicas, sugerimos que educadores e educadoras procurem olhar para além das paredes da escola, observando como se configura o campo religioso brasileiro, perscrutando seus atores e suas disputas, e os motivos que levam diferentes religiões a entrar em choque entre si e também com a ciência. Em seguida, sugerimos que se atente para o modo pelo qual a educação foi e tem sido pensada em nosso país e para as lacunas curriculares, especialmente no que diz respeito às experiências de minorias, já que esses fatores contribuem para a reprodução de preconceitos, intolerâncias e tensões religiosas. Por fim, com base neste duplo olhar, focado no campo religioso e também no campo da escola, professores poderão perceber por que certos conflitos religiosos tendem a surgir na sala de aula e, como conhecedores do que está em jogo, terão mais elementos para lidar com este tipo de desafio.

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