Dossiê Filme e Filosofia DEADLINE 15/09

2023-07-05

revista Paralaxe, em consonância com a tendência de incremento nos estudos pertinentes ao campo acadêmico Film-Philosophy, está acolhendo artigos e resenhas que tematizem os nexos entre filosofia e filme em seus múltiplos aspectos. 

Trata-se de pensar filosoficamente gêneros de filmes e de considerar que qualquer obra fílmica veicula conceitos e ideias, pressupondo e criando mundos.  

Diante das transformações epocais que incidem sobre a sétima arte, campo que se transfigurou de uma arte analógica em uma arte digital (altamente marcada por efeitos especiais gerados por computação), incentivamos pesquisadores a refletir a fundo tanto sobre o processo de realização de obras cinematográficas quanto sobre a recepção dessas pelos espectadores. 

Espectadores contemporâneos,  obcecados por telas de diferentes tamanhos e submetidos a radicais mudanças em seu regime de atenção e fruição estética, testemunham a rápida obsolescência dos dispositivos. A estas transformações objetivas correspondem mudanças subjetivas que se constitui também como uma tarefa de decifração. 

Tópicos de interesse: ficção e documentário; filmes ensaios; filmes e produção de afetos; indústria cultural; gêneros de filme e correntes do pensamento; questões éticas e epistêmicas na produção e recepção de filmes; questões éticas e raciais na produção e recepção de filmes.

DEADLINE:  15/09/2023