Paralelismo Elemental: Algumas influências da nova geometria na obra de Marcel Duchamp

Autores

  • Eduardo Henrique Annize Liron PUC-SP

Palavras-chave:

Arte do século XX, Quarta Dimensão, Geometria não-euclidiana, Criação artística, Marcel Duchamp

Resumo

Em muitas pequenas notas, redigidas entre 1912 e 1920 – mais tarde, reunidas em À L'infinitif (1967) –, encontramos indícios de que Marcel Duchamp executou um extenso trabalho de pesquisa sobre geometria não-euclidiana e o conceito de quarta dimensão. Esta pesquisa, contudo, não se realizou por fins estritamente geométricos, mas sim como um artifício para o desenvolvimento de novos métodos de pensamento. Ao analisar o reflexo destes conceitos matemáticos nas obras de Duchamp, encontramos indícios de seu processo criativo e dos mecanismos por ele desenvolvidos na busca de uma arte à serviço do intelecto – capaz de por em movimento massa cinzenta cerebral.

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Publicado

2015-04-14

Como Citar

Liron, E. H. A. (2015). Paralelismo Elemental: Algumas influências da nova geometria na obra de Marcel Duchamp. PARALAXE, 3(1), 17–31. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/paralaxe/article/view/19903

Edição

Seção

Artigos