A noção de punctum de Roland Barthes, uma abertura da imagem?

Autores

  • Rodrigo Fontanari Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Roland Barthes, Gorges Didi-Huberman, studium, punctum, imagem aberta

Resumo

Este ensaio está consagrado à uma busca por acercar a noção de punctum fotográfico em A câmara clara de Roland Barthes e, a partir disso, buscar traçar pontes entre o punctum e com o conceito de Imagem aberta tal qual estabelecida pelo historiador da arte francês, Georges Didi-Huberman.

Biografia do Autor

Rodrigo Fontanari, Universidade Estadual de Campinas

Pós-doutorando no Programa de Pós-graduação em Multimeios da Universidade Estadual de Campinas. Pesquisador associado ao Réseau International Roland Barthes, Equipe Barthes do Institut des Textes et Manuscrits do CNRS. Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica, sob orientação da Profa. Dra. Leda Tenório da Motta. Com estágio de pesquisa de doutoramento, junto à Université de Paris VII -Denis Diderot, sob orientação de Éric Marty e ao Centre Roland Barthes, dirigido por Julia Kristeva.

Downloads

Publicado

2015-04-14

Como Citar

Fontanari, R. (2015). A noção de punctum de Roland Barthes, uma abertura da imagem?. PARALAXE, 3(1), 61–74. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/paralaxe/article/view/20000

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)