Arte para o consumo: pós-modernidade, marketing e estetização do capitalismo tardio

Autores

  • Benito Maeso Instituto Federal do Paraná - IFPR

Palavras-chave:

Marketing, Arte, Consumo, Pós-modernidade

Resumo

As transformações sociais, culturais e econômicas que assinalam a crise da Modernidade sugerem a eliminação de um discurso totalizante em prol de identidades múltiplas e diferenças livres, um processo que também ocorre no campo artístico. Mas a derrubada das metanarrativas deixa um vácuo aberto para que outras formas e linguagens assumam seu lugar como explicações totais do mundo. O trabalho busca investigar de que forma a apropriação das linguagens e signos ditos artísticos pelo marketing e publicidade são um sintoma de que estes últimos se transformaram na metanarrativa de nossos tempos, caracterizados pelo consumo e alienação.

Biografia do Autor

Benito Maeso, Instituto Federal do Paraná - IFPR

* Mestre em Estética pela Universidade de São Paulo-USP. Doutorando em Filosofia Política pela Universidade Federal do Paraná-UFPR. Professor do Instituto Federal do Paraná-IFPR, Curitiba, Paraná, Brasil. benito.maeso@ifpr.edu.br

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Publicado

2016-11-20

Como Citar

Maeso, B. (2016). Arte para o consumo: pós-modernidade, marketing e estetização do capitalismo tardio. PARALAXE, 4(1), 76–92. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/paralaxe/article/view/27207

Edição

Seção

Artigos