Salvar a honra do real: Didi- Huberman e as imagens de Godard
Palavras-chave:
Cinema, Fotografia, Holocausto, Shoah, Jean-Luc Godard, Georges Didi-HubermanResumo
Chegada ao quinto tomo, a série L`oeil de l´Histoire, que Georges Didi-Huberman consagra, desde 1909, a uma reflexão sobre a ação das imagens, volta-se inteiramente para Godard. Com o título Passés cités par JLG, esta última parte da pequena suma introduz o cinema na discussão. Ela já vinha sendo preparada desde 2004, data da publicação de Imagens apesar de tudo, obra vivamente interessada na polêmica Godard & Lanzmann em torno dos arquivos da Shoah. A finalidade do presente estudo é mostrar como, tomando o partido de Godard e, mais que isso, revolvendo sua poética da montagem, o filósofo reafirma a hipótese de que, num mundo em que as imagens proliferam, algumas delas arrebatam o real, recolhem a memória traumática e “apesar de tudo” salvam a História.Downloads
Publicado
2016-11-20
Como Citar
Motta, L. T. (2016). Salvar a honra do real: Didi- Huberman e as imagens de Godard. PARALAXE, 4(1), 48–59. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/paralaxe/article/view/30441
Edição
Seção
Artigos
Licença
Cedo à revista Paralaxe os direitos autorais de publicação de meu artigo e consultarei o editor científico da revista caso queira republicá-lo depois em livro.