Nietzsche contra os elementos dramático-musicais dos drazmas de Richard Wagner

Autores

  • Felipe Thiago dos Santos

Resumo

Temos a intenção neste artigo de compreender as críticas de Friedrich Nietzsche ao compositor Richard Wagner a partir dos dramas musicais do compositor alemão. Assim, nosso objetivo é realizar uma “leitura” das partes internas presentes nas obras musicais do compositor alemão, a saber, os leitmotiv e a melodia infinita (unendliche Melodie). Assim, tentaremos compreender as principais características desses elementos, de modo que essa leitura nos possibilite analisar  qual a similaridade existente entre Wagner e a modernidade, no contexto do pensamento nietzscheano. Portanto, nossa tarefa não é – através desse desvelar dos princípios composicionais de Wagner - apenas mostrar de que maneira Wagner é visto por Nietzsche como o representante décadent par excellence da modernidade, mas como os seus elementos dramático-musicais são meios para “hipnotizar” o homem moderno. Para a realização de nossos objetivos nos utilizaremos de fragmentos da partitura de O Anel do Nibelungo (Der Ring des Nibelungen), de Wagner e, também, da obra de Nietzsche intitulada "O Caso Wagner" (Der Fall Wagner).

Palavras-chave: Nietzsche, Wagner, Leitmotiv, melodia infinita.

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Como Citar

Santos, F. T. dos. (2014). Nietzsche contra os elementos dramático-musicais dos drazmas de Richard Wagner. PARALAXE, 2(1), 48–64. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/paralaxe/article/view/31118

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Artigos