Sobrevivência das imagens: diálogo entre as mulheres de Johannes Vermeer e artistas contemporâneas
Palavras-chave:
Arte Contemporânea, Imagens Sobreviventes, Johannes Vermeer, Mulheres artistasResumo
Segundo Didi-Huberman: “(...) quando uma imagem sobrevive, a história se desmonta, em todos os sentidos da palavra” (DIDI-HUBERMAN, 2015, p. 16), estando as imagens sempre em processo de reinterpretação. Se partirmos da premissa que as pinturas de Johannes Vermeer são consideradas imagens de culto, e estão estabelecidas dentro do cânone da História da Arte, permanecendo vivas, são imagens “sobreviventes”, nosso questionamento dirige-se a estas novas imagens criadas a partir do referencial imagético do mestre holandês. Serão estas imagens também “sobreviventes”? Ou apenas cumprem uma função de resignificação, ao destruir a autoridade tradicional, que não será perdurável no tempo? Serão estas questões que irão nortear nossa reflexão e permitir reconhecer as fórmulas expressivas do passado – nas mulheres de Vermeer -, através de formas imagéticas no presente, na obra de artistas contemporâneas que buscaram no passado seus referenciais pictóricos, utilizando meios técnicos e de divulgação diferenciados, mantendo as obras do século XVII ativas no presente.
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Cedo à revista Paralaxe os direitos autorais de publicação de meu artigo e consultarei o editor científico da revista caso queira republicá-lo depois em livro.