Sobrevivência das imagens: diálogo entre as mulheres de Johannes Vermeer e artistas contemporâneas

Autores

  • Cristina Susigan Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Arte Contemporânea, Imagens Sobreviventes, Johannes Vermeer, Mulheres artistas

Resumo

Segundo Didi-Huberman: “(...) quando uma imagem sobrevive, a história se desmonta, em todos os sentidos da palavra” (DIDI-HUBERMAN, 2015, p. 16), estando as imagens sempre em processo de reinterpretação. Se partirmos da premissa que as pinturas de Johannes Vermeer são consideradas imagens de culto, e estão estabelecidas dentro do cânone da História da Arte, permanecendo vivas, são imagens “sobreviventes”, nosso questionamento dirige-se a estas novas imagens criadas a partir do referencial imagético do mestre holandês. Serão estas imagens também “sobreviventes”? Ou apenas cumprem uma função de resignificação, ao destruir a autoridade tradicional, que não será perdurável no tempo? Serão estas questões que irão nortear nossa reflexão e permitir reconhecer as fórmulas expressivas do passado – nas mulheres de Vermeer -, através de  formas imagéticas no presente, na obra de artistas contemporâneas que buscaram no passado seus referenciais pictóricos, utilizando meios técnicos e de divulgação diferenciados, mantendo as obras do século XVII ativas no presente.

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Publicado

2018-12-06

Como Citar

Susigan, C. (2018). Sobrevivência das imagens: diálogo entre as mulheres de Johannes Vermeer e artistas contemporâneas. PARALAXE, 5, 47–60. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/paralaxe/article/view/40543

Edição

Seção

Artigos