A invenção do cinema e as vanguardas artísticas

Autores

  • Franceila Rodrigues Universidade Federal de São Paulo-Unifesp

Palavras-chave:

Walter Benjamin, reprodutibilidade técnica, cinema, estética contemporânea, vanguardas

Resumo

No famoso ensaio “A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica”, Benjamin assegura que os modos de percepção humana possuem características que são condicionadas historicamente. Com base nesta perspectiva desenvolvida por Walter Benjamin, este artigo pretende traçar um caminho histórico de leitura acerca da importância que o cinema assume para a reflexão estética e para a filosofia da arte no contexto do surgimento das vanguardas artísticas. A partir daí, tenciona-se refletir a relação entre cinema e as mudanças na percepção humana. Pretende-se, assim, levantar uma hipótese interpretativa sobre o papel da crítica cinematográfica na obra de Walter Benjamin e mostrar sua importância na contextualização da arte na contemporaneidade. Por fim, espera-se relacionar a invenção do cinema ao surgimento das vanguardas. Seria o cinema uma arte que nasceu vanguardista?

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Publicado

2018-12-06

Como Citar

Rodrigues, F. (2018). A invenção do cinema e as vanguardas artísticas. PARALAXE, 5, 76–85. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/paralaxe/article/view/40545

Edição

Seção

Artigos