Gênese de um corpo. Compilações de um Kuniichi Uno

Autores

  • Gabriela Heine Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP

Palavras-chave:

Gênese, Corpo, Pensamento, Filosofia

Resumo

Esta proposta de comunicação objetiva abordar o que o filósofo japonês Kuniichi Uno expõe em sua obra A genese de um corpo desconhecido uma maneira diferente de pensar e repensar o corpo. Este trabalho resulta da escolha de alguns ensaios existentes nesta obra  e sua atmosfera intelectual transita entre  a literatura, a dança, o teatro e a filosofia. O pensamento de Uno neste escrito possui devires de Gilles Deleuze, de quem foi aluno, do dramaturgo Antonin Artoud, Jean Genet, dos dançarinos de butô Hijikata Tatsumi, Tanaka Min e o bailarino russo Vaslav Nijinsky.

Ele acredita que a dança penetra na escrita e na carne do pensamento e o corpo sem orgãos permite um vasto campo de conexões. A dança desterritorializa a imagem do corpo como revela a imagem de um tempo não medido, que se equipara com a ordem sentido pelo corpo fora de seus padrões. Ele enfatiza que o sentimento é o principio da vida e denuncia que a linguagem relacionada aos sentidos se mostra insuficente. Torna-se preciso ir além da linguagem, do que conhecemos, para descobrirmos uma imensidão de possibilidades. Porque a linguagem é limitada e inimiga da criação verídica onde revela a força vital. O limite da vida pode ser também entre a Zoé e Bios, entre a vida animal e social (que representa a vida em um tipo de linguagem). É preciso explorar os limiares entre esses limites do corpo e da mente. Entre os limites das forças é possível descobrir a liberdade neste entre espaço que por vezes é desprezado. Uno não aceita que um corpo, um objeto, um signo, se tornem significantes transparentes que cessam um significado como que o identifica, ele intenta abolir essa troca que depende da identidade. A gênese de um corpo desconhecido incita ao leitor a perceber um corpo em sua essência.

Downloads

Publicado

2018-12-06

Como Citar

Heine, G. (2018). Gênese de um corpo. Compilações de um Kuniichi Uno. PARALAXE, 5, 108–115. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/paralaxe/article/view/40548

Edição

Seção

Artigos