Sacrifício e eterno retorno
Cenas de Nietzsche, Foucault e Tarkovski
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-9215.2023v9n1D17Palavras-chave:
Eterno retorno, Sacrifício, Tarkovski, Zaratustra, CenaResumo
A obra de Nietzsche representa o Eterno Retorno de modo metafórico, teatral e enigmático. Uma arma contra o niilismo, essa doutrina terá suas implicações éticas e convoca o indivíduo a tornar-se parte ativa na existência. O cineasta Andrei Tarkovski propõe a liberdade como liberdade de sacrificar-se e de criar, na esteira do que Foucault aduz como estética da existência a partir da cultura grega. No filme O sacrifício, Tarkovski faz uma escrita de si, e transforma o Eterno Retorno em novas cenas que tematizam ideias de fim do mundo e a busca pela transcendência. A metáfora do sacrifício (Tarkovski) dialoga com a parresía e a subjetivação (Foucault). Propõe uma ética da coragem, de Amor fati (Nietzsche).
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