Brecht
O teatro e o cinema
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-9215.2023v9n1D5Palavras-chave:
Bertolt Brecht, Walter Benjamin, peças de aprendizagem, teatro épico , Nouvelle VagueResumo
Resumo: Neste artigo apresentamos as reflexões de Brecht sobre o teatro épico e pedagógico e alguns experimentos seus no cinema. Tais reflexões referem-se à importância do teatro como lugar de aprendizado para Brecht e ao lado disso, como o cinema pode ou não ser propício para a educação do público. Recorremos às reflexões de Benjamin sobre o cinema com o objetivo de traçar um paralelo entre suas concepções e a de Brecht sobre o aprendizado proporcionado pelo cinema. Num segundo momento apresentamos os argumentos de Brecht para retornar ao teatro e de que modo suas ideias e práticas vão influenciar tanto o cinema quanto o teatro, sendo muitas vezes difícil perceber sua influência, assim como a sua forma de atuar nas distintas artes.
Referências
A GRANDE TESTEMUNHA: Série de Eventos: MOSTRA BRESSON-MARKER. In: Cinemateca brasileira. [S. l.], 2023. Disponível em: https://www.cinemateca.org.br/exibicao/a-grande-testemunha-2/. Acesso em: 15 ago. 2023.
ARENDT, Hannah. A condição Humana. Tradução: Roberto Raposo. 13. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2017.
BAZIN, André. "Diário de um Pároco de Aldeia" e a estilística de Robert Bresson. In: BAZIN, André. O que é o cinema?. 3. ed. São Paulo: Ubu Editora, 2021. cap. 11, p. 148-167.
BERGER, John. Why Look at Animals?. In: BERGER, John. About Looking. Nova York: Pantheon Books, 1980. p. 1-26.
BERLIN, Isaiah. Os românticos contidos. In: BERLIN, Isaiah. As raízes do Romantismo. Tradução: Isa Mara Lando. 1. ed. São Paulo: Fósforo, 2022. cap. 4, p. 105-136.
BERNARDET, Jean-Claude. O que é cinema?: Coleção Primeiros Passos. 1. ed. Tatuapé, São Paulo: Brasiliense, 1996. 120 p. v. 9.
CIOCHETTI, Vitor Miranda; ULTRAMARI, Nicholas Yoshizato. Pensar as crises com Hannah Arendt: um exercício de pensamento sobre educação, política e pandemia. Primeiros Escritos, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 260-271, 13 abr. 2022.
DANIEL, Kasman. The Donkey’s Eyes: Jerzy Skolimowski Discusses “EO”. In: Notebook. [S. l.], 18 nov. 2022. Disponível em: https://mubi.com/en/notebook/posts/the-donkey-s-eyes-jerzy-skolimowski-discusses-eo. Acesso em: 10 set. 2023.
DERRIDA, Jacques. O animal que logo sou. Tradução: Fábio Landa. 1. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2002. 92 p.
LISTE des dix meilleurs films de l‘année 1966: (dessin: Alain Le Saux). Cahiers du Cinéma, Paris, ano 7, n. 186, 1 jan. 1967. Rubriques, p. 18-22. Disponível em: https://www.cahiersducinema.com/boutique/produit/n186-janvier-1967/. Acesso em: 12 jul. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Cedo à revista Paralaxe os direitos autorais de publicação de meu artigo e consultarei o editor científico da revista caso queira republicá-lo depois em livro.