Viagens à lua, retornos ao mundo: Cavell, Bazin e Méliès em um fragmento de uma ontologia do cinema
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-9215.2023v9n1D19Palavras-chave:
Ontologia do cinema, romantismo, automatismo, fotografia, ceticismoResumo
Este artigo discorre sobre um fragmento da ontologia do cinema cavelliana proposta em The world viewed. A primeira seção tenta desvendar a significação da recorrente imagem da lua nas obras de Cavell, tanto em seus escritos epistemológicos quanto aqueles acerca do cinema, obras que são, em certa medida, indissociáveis. Desemboca-se, na segunda seção, na importância do automatismo fotográfico e da influência de André Bazin para a teoria ontológica de Cavell. Por fim, conclui-se as ideias levantadas com uma breve leitura de Viagem à lua, o mais célebre dos filmes de Georges Méliès.
Referências
ACONTECEU naquela noite [It Happened One Night], Direção de Frank Capra, EUA: Columbia, 1934. (105min).
BAZIN, André. O que é o cinema?. Tradução por Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Ubu Editora, 2018
CAVELL, Stanley. Little did I know: Excerpts from memory. Standford: Standford University Press, 2010
CAVELL, Stanley. Contesting tears: The Hollywood melodrama of the unknown woman. Chicago: The Chicago University Press, 1996
CAVELL, Stanley. Pursuits of happiness: The Hollywood comedy of remarriage. Cambridge: Harvard University Press, 1981
CAVELL, Stanley. The claim of reason: Wittgenstein, skepticism, morality, and tragedy. New York: Oxford University Press, 1979a
CAVELL, Stanley. The world viewed: Reflections on the ontology of film. Cambridge: Harvard University Press, 1979b
CREEPY [Kurîpî: Itsuwari no rinjin], Direção de Kiyoshi Kurosawa, Japão: Shochiku, 2016. (130min).
DE VOLTA para o futuro [Back To The Future], Direção de Robert Zemeckis, EUA: Universal, 1985. (116min).
ESTRANHA passageira, A [Now, Voyager], Direção de Irving Rapper, EUA: Warner Bros., 1942. (117min).
EZRA, Elizabeth. Georges Méliès: The birth of the auteur. Manchester: Manchester University Press, 2000
GABINETE do Dr. Caligari, O [Das Cabinet des Dr. Caligari], Direção de Robert Wiene, Alemanha: Decla-Film, 1920. (74min).
HALLOWEEN – A noite do terror [Halloween], Direção de John Carpenter, EUA: Compass International, 1978. (91min).
HOMEM invisível, O [The Invisible Man], Direção de James Whale, EUA: Universal Pictures Corp., 1933. (70min).
HORA do pesadelo, A [A Nightmare on Elm Street], Direção de Wes Craven, EUA: New Line Cinema, 1984. (91min).
INQUILINO, O [Le locataire], Direção de Roman Polanski, França: Paramount, 1976. (126min).
KEANE, Marian & ROTHMAN, William. Reading Cavell’s The world viewed: A philosophical perspective on film. Detroit: Wayne State University Press, 2000
MASSACRE da serra elétrica, O [The Texas Chain Saw Massacre], Direção de Tobe Hooper, EUA: Bryanston, 1974. (83min).
MÁGICO de Oz, O [The Wizard of Oz], Direção de Victor Fleming, EUA: Loew's Inc, 1939. (101min).
NOSFERATU [Nosferatu – Eine Symphonie des Grauens], Direção de F. W. Murnau, Alemanha: Film Arts Guild, 1922. (94min).
PAIXÃO de Joana d’Arc, A [La Passion de Jeanne d'Arc], Direção de Carl Theodor Dreyer, França: Société Générale des Films, 1928. (82min).
QUERO ser John Malkovich [Being John Malkovich], Direção de Spike Jonze, EUA: USA Films, 1999. (113min).
SANGUE de um poeta, O [Le sang d'un poète], Direção de Jean Cocteau, França : Tamasa Distribution, 1932. (55min).
STEVENS, Kyle. The world heard, in: LaROCCA, David (ed.). The thought of Stanley Cavell and cinema: Turning anew to the ontology of film a half-century after The world viewed. New York: Bloomsbury Academic, 2020, p. 63-87
TECHIO, Jônadas. The threat of solipsism: Wittgenstein and Cavell on meaning, skepticism, and finitude. Boston: De Gruyter, 2021
TECHIO, Jônadas. The threat of privacy in Wittgenstein's Investigations: Kripke vs. Cavell. Wittgenstein-Studien, vol. 11, n. 1, p. 79-104, 2020
VIAGEM à lua [Le Voyage dans la Lune], Direção de Georges Méliès, França: Star Film, 1902. (16min).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Cedo à revista Paralaxe os direitos autorais de publicação de meu artigo e consultarei o editor científico da revista caso queira republicá-lo depois em livro.