Da poética das máscaras à beleza do gesto
Uma análise do filme Holy Motors, de Leos Carax
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-9215.2023v9n1D8Palavras-chave:
Máscaras, Repetição, Beleza do gesto, Leos CaraxResumo
Trata-se de propor uma reflexão a respeito do estatuto filosófico das questões instauradas por Holy Motors, longa-metragem de 2012 dirigido pelo cineasta francês Leos Carax. Para tanto, nortearemos nosso horizonte de análise a partir de dois operadores centrais que se depreendem da complexa trama do filme: a poética das máscaras, de um lado, e a beleza do gesto, de outro. Tais questões nos ajudariam a conjecturar um vasto conjunto de problemas que o filme de Carax tangencia, tais como um questionamento sobre a consistência das noções de “sujeito” e de “identidade”, uma compreensão da variabilidade estrutural das máscaras como mecanismo de produção de sentido, uma mediação sobre o tempo da repetição como modalidade de afirmação no mundo e a possiblidade de extração de uma poética das condutas e de uma beleza involuntária através da expressão de sujeitos psicologicamente desconstituídos.
Referências
BASSAN, Raphaël. “The French Neo-baroques Directors: Beineix, Besson, Carax from Diva to le Grand Bleu”. In: The Films of Luc Besson: Master of Spectacle. (Org. Susan Hayward e Phil Powrie). Manchester: Manchester University Press, 2007.
DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Trad. Luiz Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
DERRIDA, Jacques. Donner la mort. Paris: Galilée, 1999.
DERRIDA, Jacques. Margens da filosofia. Trad. Joaquim Torres Costa e Antônio M. Magalhães. Campinas: Papirus, 1991.
GABLIK, Suzy. Magritte. Boston: New Graphic Society, 1976.
GALARD, Jean. A beleza do gesto: Uma estética das condutas. Trad. Mary Amazonas Leite de Barros. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
LÉVI-STRAUSS, Claude. A via das máscaras. Trad. Manuel Ruas. Lisboa: Editorial Presença, 1979.
RESNAIS, Alan. “Entrevista com André Labarthe e Jacques Rivette”. In: Cahiers du Cinéma, n. 123, setembro de 1961.
ROGER, Alain. Nus et paysages: Essai sur la fonction de l’art. 2ª ed. Paris: Aubier, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Cedo à revista Paralaxe os direitos autorais de publicação de meu artigo e consultarei o editor científico da revista caso queira republicá-lo depois em livro.