Saberes docentes de periferia urbana em companhia de Michel Foucault
DOI:
https://doi.org/10.23925.2318-9215.2023v9n1A15Palavras-chave:
produção de subjetividade, saberes docentes, invenção, dispositivoResumo
Este artigo explicita a relação estreita do trabalho com formação inventiva de professores para pensar saberes docentes de periferia urbana em companhia de Michel Foucault. Ele acontece em uma série de projetos que criam salas de pesquisas em escolas públicas parceiras, para dar materialidade e acolhida aos trabalhos do Grupo de Pesquisas Oficinas de Formação Inventiva de Professores – OFIP – da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Formação inventiva é um dispositivo de análise e intervenção que faz operar problematizações, ampliando o grau de suportabilidade para as vulnerabilidades. Os saberes docentes de periferia urbana têm como princípio promover o ensino como pesquisa às margens das cidades, com a manutenção de grupos de estudos com estudantes e professores de São Gonçalo. A ideia é a de criar um espaço tempo experiencial na periferia urbana em que seja possível seguir afirmando uma formação perspectivada pela invenção de si e de mundos.
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