Percepção e mediação pictórica

Authors

  • Sonia Régis

Abstract

A história da pintura é uma testemunha muito particular da percepção humana. A pintura foi-se configurando como um suporte singular para o artista gravar as representações de si e do mundo, criando uma linguagem articulada por formas espaciais que muito colaboraram para o enriquecimento da capacidade perceptiva humana. Na pintura, percepção e expressão se conjugam na projeção de significações, provocando interpretações sempre reveladoras, na comprovação de que não há um sentido prévio. As formas visuais realizam o conteúdo dos valores existenciais, formalizados no meio pictórico como conhecimento. Em diversos momentos da história, a pintura forçou a mudança da aptidão perceptiva, indicando novas possibilidades de compreensão da realidade. A dinâmica da configuração dos significados gerados demonstra que a pintura congregou sujeito e objeto na sua realização. 

Palavras-chave: Percepção e linguagem da pintura; Sentido especializado da visão; História da percepção na história da pintura.

How to Cite

Régis, S. (2014). Percepção e mediação pictórica. PARALAXE, 2(2), 48–66. Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/paralaxe/article/view/31135

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Artigos