O ensino de aritmética no processo de consolidação do sistema americano de ensino no século XIX

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Resumo

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Este artigo discorre sobre o ensino de aritmética nos Estados Unidos em meados do século XIX incorporado de algumas características muito peculiares vinculadas fortemente ao método de ensino que melhor atendiam às finalidades de modernização do país. Com o objetivo de contextualizar a proposta de Charles Sanders Peirce para o ensino de aritmética nas escolas elementares estadunidense no século XIX buscamos responder: Quais os métodos e finalidades de ensino de aritmética no processo de consolidação do sistema americano de ensino no século XIX? Tendo por base documentos originais verificamos dois métodos de ensino que foram confrontados, o método dedutivo, conhecido também naquela época como “método da regra” (rule method), e o método indutivo, conduzindo a um caloroso debate.

Palavras-chave: Ensino de aritmética; método dedutivo; método indutivo.

Abstract

This article discusses the teaching of arithmetic in the United States in the mid-nineteenth century incorporated some very peculiar characteristics strongly linked to the method of teaching that best served the purposes of modernization of the country. In order to contextualize the proposal of Charles Sanders Peirce for the teaching of arithmetic in American elementary schools in the 19th century, we sought to answer: What are the methods and purposes of teaching arithmetic in the process of consolidating the American educational system in the nineteenth century? Based on original documents we verified two methods of teaching that were confronted, the deductive method, also known at that time as a rule method, and the inductive method, leading to a heated debate.

Keywords: Arithmetic teaching; deductive method; inductive method. 

 

Biografia do Autor

FUMIKAZU SAITO, PUC-SP

Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática e Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência

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Publicado

2018-04-19

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Artigos