Estudo da periodicidade a partir da modelagem matemática à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa
Abstract
Resumo
Este artigo apresenta uma análise da produção de estudantes na resolução de uma situação problema envolvendo periodicidade. Participaram da resolução 40 alunos de uma turma de 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública de São Paulo. O objetivo é investigar se a modelagem matemática aplicada ao fenômeno índice pluviométrico favorecer a aprendizagem sobre o tema de maneira significativa. O desenvolvimento da atividade envolve um organizador prévio, a modelagem do índice pluviométrico de uma cidade, em conformidade com a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e a Modelagem Matemática de Bassanezi. A situação problema abrangeu questões relativas aos índices de chuva e os problemas que a chuva podem trazer. As análises revelaram esses índices, na condição de organizador prévio, potencializa a aprendizagem dos estudantes no aprendizado de periodicidade.
Palavras-chave: Modelagem; Periodicidade; Aprendizagem Significativa.
Abstract
This article presents an analysis of the production of students in the resolution of a problem situation involving periodicity. 40 students from a high school class from a public school in São Paulo participated in the resolution. The objective is to investigate if the mathematical modeling applied to the pluviometric index phenomenon favors learning about the theme in a significant way. The development of the activity involves a previous organizer, the modeling of the pluviometric index of a city, in accordance with the Ausubel Theory of Significant Learning and the Mathematical Modeling of Bassanezi. The problem situation covered issues regarding rainfall rates and the problems that rain can bring. The analyzes revealed these indexes, in the condition of previous organizer, it potentiates the learning of the students in the learning of periodicity.
Keywords: Modeling; Periodicity; Significant Learning.