Álgebra Linear nos cursos de Engenharia: entrevistas reflexivas com professores das disciplinas específicas

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2022v11i1p97-110

Keywords:

Mathematics Teaching; Engineering; Linear álgebra

Abstract

The purpose of this article is to present reflective interviews carried out with professors who teach in specific disciplines of Engineering courses, in order to try to understand how and in which specific disciplines Linear Algebra is inserted in Engineering courses. These interviews are part of the curricular and epistemological phase, present in the Theory of Mathematics in the Context of Science, fundamental for the construction of a contextualized event. From the analysis of the interviews, we could see that the teachers understand the concepts of Linear Algebra, they know in which part of the discipline it is used, but they do not approach problems closer to the everyday life of the engineer, not even the teachers who work in the engineering career. and that these concepts are often addressed in subjects from the third year onwards, which makes us rethink whether a subject that is said to be abstract really needed to be taught in the early years of Engineering courses.

Author Biographies

JULIANA MARTINS PHILOT, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Bacharelado em Matemática Pura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007), mestrado em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Tem experiência na área de Ensino de Matemática tendo ministrado diversas disciplinas como Cálculo I, Cálculo II, Geometria Analítica, Bases Matemáticas para Engenharia, Séries e Equações Diferenciais Ordinárias, entre outras nos cursos de graduação. Atualmente sou professora do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) e estou cursando o doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possuo interesse nas áreas de pesquisa relacionadas ao Ensino e Aprendizagem de Matemática para cursos de Engenharia.

BARBARA LUTAIF BIANCHINI, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Matemática - Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), graduação em Matemática Bacharelado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), graduação em Licenciatura Em Pedagogia pela Universidade de Franca (1988), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Leciona na PUC-SP desde 1987, tanto em cursos de graduação, quanto no Programa de Estudos Pós-Graduado em Educação Matemática. Foi coordenadora do Programa PEPGEM de 2018 até janeiro de 2020. Orienta iniciações científicas, mestrados e doutorados na PUC-SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação algébrica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação algébrica, educação matemática, álgebra linear, registros de representação semiótica e formação de professores. Além destas temáticas também pesquisa sobre a vinculação da Matemática em cursos de Engenharia.

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Published

2022-06-02

Issue

Section

Artigos