How and by whom Lesson Study in Mathematics has been studied in Brazil: a Systematic Literature Review

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2024v13i1.63809

Keywords:

Teachers training who teach Mathematics; Lesson Study; Class Research.

Abstract

The present work represents a segment of an ongoing Ph.D. research, in which a Systematic Literature Review (SLR) was conducted to identify how and by whom Lesson Study in Mathematics has been studied in Brazil, particularly in professional development processes involving teachers who teach Mathematics. Searches were conducted across six databases. After applying eligibility criteria (inclusion and exclusion), a corpus of 53 (fifty-three) studies was obtained. It was observed that most of the Dissertations were carried out in contexts of Continuing Education in Mathematics Teaching, while the Theses were related to Pedagogy. Regarding the researchers, the most cited authors working in this area were identified.

References

ARAUJO, W. R. de. Conhecimento especializado do professor de matemática sobre função no contexto de uma experiência prévia de Lesson Study. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Programa de Pós-Graduação em Educação, Campina, SP, 2018.

BATISTA, C. C. O estudo de aula na formação de professores de Matemática para ensinar com tecnologia: a percepção dos professores sobre a produção de conhecimento dos alunos. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP, 2017.

BEZERRA, R. C. Aprendizagens e desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental no contexto da Lesson Study. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Programa de Pósgraduação em Educação, Presidente Prudente, SP, 2017.

BORELLI, S. S. Estudos de aula na formação de professores de matemática em turmas de 7º ano do ensino fundamental que ensinam números inteiros. 2019. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, SP, 2019.

CAMPOS, J. S. K. Formação de professores para aula de resolução de problemas a partir de um Lesson Study: contribuições, constrangimentos e desafios. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Vitória, ES, 2020.

COELHO, F. G. A Metodologia da Lesson Study na Formação de Professores: Uma Experiência com Licenciandos de Matemática. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, Rio de Janeiro, RJ, 2014.

FELIX, T. F. Pesquisando a melhoria de aulas de matemática seguindo a proposta curricular do estado de São Paulo, com a metodologia da pesquisa de aulas (Lesson Study). 2010. Dissertação (Mestrado Profissional) - Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, São Carlos, SP, 2010.

FRANZEN, T. O Estudo de Aula no contexto da formação de professores na Educação Popular: uma análise a partir dos Critérios de Idoneidade Didática. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, Porto Alegre, RS, 2022.

GALVÃO, M. C. B.; RICARTE, I. L. M. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. LOGEION: Filosofia da Informação, 6(1), p. 57-73. 2020. https://doi.org/10.21728/logeion.2019v6n1.p57-73

GATTI, B. A. Didática e formação de professores: provocações. Cadernos de Pesquisa, v.47, n.166, p.1150-1164, 2017, out./dez. Disponível em https://www.scielo.br/j/cp/a/h9mXZyNRkNkb5Sy9KrjTrwz/?lang=pt&format=pdf . Acesso em 05 out. 2023.

GONÇALVES, F. M. Aspectos de colaboração entre professores que ensinam Matemática durante o planejamento de uma aula. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, PR, 2021.

IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Artmed, 2010.

MARTINS, P. B. Potencialidades dos estudos de aula para a formação continuada de um grupo de professores que ensinam matemática na rede municipal de São Paulo no contexto de uma pesquisa envolvendo implementação curricular. 2020. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, SP, 2020.

MENDES, L. O. R.; PEREIRA, A. L. Revisão sistemática na área de Ensino e Educação Matemática: análise do processo e proposição de etapas. Educação Matemática Pesquisa, v.22, n.23, p.196–228, 2020. Disponível em https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/50437/pdf . Acesso em 05 out. 2023.

MERICHELLI, M. A. J. Desenvolvimento profissional e implementação de material curricular: contribuições e desafios a serem enfrentados a partir da metodologia estudo de aula. 2019. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, SP, 2019.

MÜLLER, A. P. K. Desenvolvimento profissional de professores dos anos iniciais usando estudos de aula: integração de recursos tecnológicos e atividades experimentais. 2021.Tese (Doutorado Acadêmico em Ensino) - Universidade do Vale do Taquari, Lajeado, RS, 2021.

NEVES, T. M. Avaliação de aulas de matemática baseadas no Lesson Study: proposta de um instrumento. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional) - Instituto Federal do Espírito Santo, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Vitória, ES, 2018.

OLIVEIRA, H. N.; HITOTUZI, N.; SCHWADE, K. L. Lesson Study no Brasil: uma década de produções acadêmicas sobre profissão e formação docente. Debates em Educação, v.13, n.2, p. 755-777, 2021. Disponível em https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/download/11198/9256 . Acesso em 05 out. 2023.

ROCHA, A. J. O. Lesson Study: contribuições à formação de professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental. 2022. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, DF, 2022.

RODRIGUES, S. R. Conhecimento matemático para o ensino mobilizado por uma professora no contexto do estudo de aula. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, Londrina, PR, 2021.

SILVA, A. D. R. M. Contribuições da Jugyou Kenkyuu e da engenharia didática para a formação e o desenvolvimento profissional de professores de matemática no âmbito do estágio curricular supervisionado. 2020. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Pernambuco, Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica, Recife, PE, 2020.

SCHELLER, M.; DA PONTE, J. P.; QUARESMA, M. (2019). O formador na condução de sessões de um Estudo de Aula. Educere Et Educare, v.14, n.32, mai./ago. 2019. Disponível em https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/21792/14905 . Acesso em 05 out. 2023.

SOUZA, C. F. Estudo de aula de matemática com robótica educacional na formação inicial do professor de matemática. 2021. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-Graduação Multi-Institucional em Educação (UFU – Ulisboa), 2021.

TOMASI, A. P. Aspecto da colaboração profissional docente mobilizados em um estudo de aula (Lesson Study) no contexto brasileiro.2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Programa de Pós-Graduação em Educação, Chapecó, SC, 2020.

UTIMURA, G. Z. Docência compartilhada na perspectiva de estudos de aula (lesson study): um trabalho com as figuras geométricas espaciais no 5º ano. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, SP, 2015.

UTIMURA, G. Z. Conhecimento profissional de professoras de 4º ano centrado no ensino dos números racionais positivos no âmbito do estudo de aula. 2019. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, SP, 2019.

VIEIRA, I. E. G. (2021). Tomada de consciência e a aprendizagem docente: Análises da Reflexão no Contexto da Abordagem de Desenvolvimento Profissional dos Estudos de Aula de Matemática. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre, RS, 2021.

WANDERLEY, R. A. J. Algumas contribuições do Lesson Study para a formação do professor de matemática em aulas que promovam a construção do conceito de volume. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional) - Instituto Federal do Espírito Santo, ES, 2009.

Published

2024-06-11