Uma proposta de abordagem contextualizada das integrais múltiplas na engenharia

Autores

  • GALVINA MARIA DE SOUZA
  • GABRIEL LOUREIRO DE LIMA

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2020v9i2p48-57

Resumo

Resumo

Esse estudo apresenta um recorte de uma pesquisa de doutorado em desenvolvimento que tem como principal objetivo propor uma alternativa pedagógica para o ensino das Integrais Múltiplas para estudantes de engenharia do ciclo básico, fundamentada na teoria Matemática no Contexto das Ciências. A ideia é analisar o processo de ensino dessas integrais a partir da construção de uma sequência de atividades que tem como principais elementos uma ferramenta de trabalho interdisciplinar que, no referencial teórico adotado, recebe o nome de Eventos Contextualizados (EC). Neste artigo, apresentamos parte de um dos EC que comporá a nossa sequência, construído a fim de aplicar as integrais duplas em uma situação que faz sentido para o estudante de engenharia no contexto de sua formação na graduação e de sua formação profissional. O evento foi construído fundamentado por um problema de mecânica dos fluidos. Atualmente, temos nos dedicado à construção da sequência e, esperamos que ela, por meio dos EC, possa contribuir para um estudo mais significativo dessas integrais no contexto dos cursos de Engenharia.

Palavras-chave Integrais Múltiplas; Análise de Escoamento de Fluidos; A Matemática no Contexto das Ciências.

Abstract

This work is an excerpt of doctoral research under development which have as primary objective the purpose of a pedagogical alternative for Multiple Integrals teaching for Basic Cycle Engineering students reasoned in the “Mathematics in Sciences Context” theory. The objective is to analyze the teaching process of these Integrals by construction of an activities sequence which essential factors are an interdisciplinary work instrument called “Contextualized Events (CE)” in the theorical referencial adopted. In this article, it’s presented part of a CE that will compose the sequence, which was constructed for to apply Double Integrals in a situation that make sense to Engineering students in graduation course and professional development. The construction of this event was based on a fluid mechanics problem. Currently, it’s dedicated to sequence construction and it’s expected this sequence via CE can contribute to a more significant study of these Integrals in the Engineering courses context.

Keywords: Multiple Integrals; Fluid Flow Analysis; Mathematics in Sciences Context. 

 

 

Downloads

Publicado

2020-11-16

Edição

Seção

Artigos