COMPETIÇÃO JUSTA? A RELAÇÃO ENTRE DESEMPENHO NO VESTIBULAR E O PERFIL SOCIOECONÔMICO

Autores

  • Filipe Quevedo-Silva UFSM
  • Leandro Sauer UFSM

Resumo

Recentemente, o vestibular sofreu alterações, algumas universidades substituíram suas provas independentes por uma unificada, o novo Enem. Contudo, essa mudança no método de seleção não altera o fato de que a escolha ainda será feita com base nos resultados obtidos em uma avaliação. Dessa forma, pode-se dizer que o processo seletivo baseia-se no pressuposto de que quanto maior a nota do candidato, mais apto ele estaria ao ensino superior. Sendo assim, saber quais fatores afetariam o desempenho dos candidatos, torna-se importante não só para os próprios, como para toda a sociedade. Essa questão se mostra tão relevante que é fácil identificar certos pré-conceitos sobre o tema, principalmente a respeito de como as características socioeconômicas afetariam o desempenho. Sendo assim, este trabalho analisa estatisticamente a relação entre o perfil socioeconômico dos candidatos e seu desempenho nos vestibulares de inverno de 2008 e verão de 2009 da UFMS.

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Como Citar

Quevedo-Silva, F., & Sauer, L. (2012). COMPETIÇÃO JUSTA? A RELAÇÃO ENTRE DESEMPENHO NO VESTIBULAR E O PERFIL SOCIOECONÔMICO. Pensamento &Amp; Realidade, 27(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/11588