A INOVAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DE IMAGENS DA ORGANIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DE QUATRO CASOS DO SEGMENTO DE COSMÉTICOS

Autores

  • Ana Laura Crisci Bartone UFSCAR
  • Mayra Suelen de Lima Carvalho UFSCAR
  • Neila Conceição Viana da Cunha UFSCAR

Palavras-chave:

inovação, imagens da organização, perspectivas de inovação.

Resumo

Para que a inovação seja alcançada por uma empresa, é importante que seja criado um ambiente favorável à geração de novas ideias. A visão da empresa através de diferentes perspectivas pode ajudar os gestores a entender melhor o ambiente organizacional e desenvolver práticas que permitam a geração de inovação. Neste contexto, o artigo tem por objetivo analisar as práticas de gestão de empresas inovadoras do setor de cosméticos sob a perspectiva de imagens da organização definidas por Morgan (2007). A questão de pesquisa proposta foi: quais as práticas gerenciais identificadas nas empresas que podem caracterizar-se como imagens organizacionais definidas por Morgan (2007) e como estas práticas podem contribuir para promover a inovação? O estudo é do tipo exploratório e de caráter qualitativo. O método utilizado foi o estudo de caso. Foi realizada uma análise de dados de fontes secundárias, em especial sites institucionais de quatro empresas, sendo duas brasileiras e duas estrangeiras, que são reconhecidas como inovadoras. Os resultados do artigo mostram que a visão sob diferentes perspectivas e a combinação de imagens organizacionais podem facilitar a formação de um ambiente propício à inovação. Como contribuição teórica, o artigo mostra que a percepção de diferentes imagens facilita a compreensão do processo de geração de inovação e permite uma atitude proativa por parte dos gestores e funcionários, moldando um ambiente propício para geração de novas ideias.

Downloads