GLOBALIZAÇÃO, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, E GERAÇÃO DE EMPREGO

Autores

  • Valério Vitor Bonelli
  • Noêmia Lazzareschi

Palavras-chave:

Desenvolvimento Sustentável, Tecnologia, Geração de Empregos

Resumo

A globalização da economia adquiriu, nas últimas décadas, dimensões cada vez mais complexas dentre as quais: o crescimento do comércio mundial cada vez mais se concentrou nos bens de maior valor agregado e conteúdo tecnológico nos diversos segmentos da produção mundial, produzidos por corporações transnacionais, dividindo o sistema produtivo por todo o planeta; o comércio e os investimentos privados adquiriram maior peso na economia dos países; surgiram novas formas de produção associadas à rápida incorporação dos avanços científicos ao processo laboral, contribuindo fortemente para a mudança significativa no mundo do trabalho e na geração de empregos, com acelerado aumento da produtividade graças a um sistema de informação em redes. O movimento pelo desenvolvimento sustentável, fator importante nas duas ultimas décadas, vem se destacando como um dos movimentos sociais mais importantes deste início de século. O presente trabalho procura apresentar as migrações dos postos de trabalho no mundo contemporâneo, ocasionadas pelo fenômeno da globalização e, ao mesmo tempo, propor alternativas para a geração de empregos com o compartilhamento de tecnologias e o aumento de empregos sustentáveis.

Biografia do Autor

Valério Vitor Bonelli

Doutorando em Ciências Sociais pela PUC/SP, Mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica, pela UniFecap/Facesp, graduado em ciências Contábeis e Administração de empresas, com Pós-graduação em Finanças. Professor Universitário de graduação na PUC/SP,  e pós-graduação em nível de especialização na FECAP.

Noêmia Lazzareschi

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Mestre em Ciências Sociais do Trabalho pelo Institut Supérieur du Travail da Université Catholique de Louvain (Bélgica); Graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP); Professora do departamento de Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Downloads