UM ESTUDO DE CASO SOBRE O USO DA INTELIGÊNCIA DE MERCADO NO DESENVOLVIMENTO DO PLANEJAMENTO

Wilian Feitosa

Resumo


O objetivo deste artigo é verificar o processo de implantação e as dificuldades oriundas do processo de formalização do processo de inteligência de marketing no planejamento, a partir de um estudo de caso. Diversos autores têm conceituado como capturar essas informações, como avaliar a concorrência, como avaliar a posição competitiva da empresa e disseminar essas informações com vistas a reagir ao novo contexto. Quatro diferentes abordagens teóricas foram utilizadas. Como método, este estudo optou por analisar uma organização por um período de quatro anos, que correspondeu ao período da execução de um projeto.  Outros estudos de caso foram realizados anteriormente (por exemplo, MELO et al, 2008), mas nenhum utilizou de dados longitudinais como os deste estudo. O método foi o da observação participante (VAN MANNEN, 2006), epistemologicamente interpretativista (SCHWANDT, 2006). Dentre as implicações, podem ser considerados a) uma consideração aos desafios na implantação de projetos de inteligência de mercado no que se refere ao compartilhamento de informações estratégicas b) a necessidade de enforcements periódicos na implantação de projetos e c) a constatação de que os resultados de projetos têm demonstração de resultados complexa.


Palavras-chave


Planejamento, Inteligência de mercado, compartilhamento de informações

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e-ISSN: 2237-4418
ISSN Impresso: 1415-5109

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