MODELOS DE CORPORATE VENTURING DE CAMPBELL: estudos de múltiplos casos sobre seus usos em empresas atuantes no Brasil

Autores

  • Fabio Zafallon Rodrigues USP
  • Silvio Aparecido dos Santos USP
  • Márcio Shoiti Kuniyoshi PUC SP

Palavras-chave:

Corporate venturing, desenvolvimento de novos negócios, plano de negócio, times de criação de negócios corporativos, empreendedorismo corporativo

Resumo

Esta pesquisa foi realizada em cinco empresas de grande porte atuantes no Brasil e que praticam corporate venturing. Os principais objetivos da pesquisa foram: a) estudar como as empresas atuantes no Brasil empreendem o corporate venturing e, se no exercício destas atividades são aplicados os modelos conceituais e operacionais sistematizados por Campbell; b) Identificar como as práticas de corporate venturing realizadas pelas empresas atuantes no Brasil se assemelham ou se diferenciam daquelas prescritas pelos modelos sistematizados por Campbell e c) Contribuir com os conhecimentos sobre as práticas de corporate venturing empreendidas pelas empresas atuantes no Brasil. Para atingir estes objetivos, o método utilizado na pesquisa foi o estudo de casos múltiplos. As principais conclusões do estudo revelaram que as empresas estudadas organizam e desenvolvem o corporate venturing sem levar em consideração as dimensões conceituais e operacionais caracterizadas por Campbell. Outra conclusão da pesquisa foi à identificação da existência de uma relação direta entre a quantidade e diversidade de oportunidades de negócios analisadas pelos profissionais de corporate venturing pelas empresas estudadas e os negócios empreendidos de fato. Finalmente, conclui-se que as empresas estudadas que possuem unidades de corporate venturing alinhadas aos modelos de Campbell, corroborada por três casos, apresentam indícios de que este alinhamento seja uma condição necessária para estas atividades.

Biografia do Autor

Fabio Zafallon Rodrigues, USP

Engenheiro Civil Formado pelo Escola Politecnica/USP, Mestre em Administração Pela FEA-USP, Diretor de Inovação e Novos Negócios da Promon.

Silvio Aparecido dos Santos, USP

Administrador de Empresas, Mestre em Administração, Doutor em Administração pela FEA-USP, Professor Titular da FEA-USP.

Márcio Shoiti Kuniyoshi, PUC SP

Administrador e Mestre em Administração pela PUC-SP, Doutor em Administração pela FEA-USP, Professor Doutor da PUC-SP

Downloads