AÇÃO EMPREENDEDORA EM UM APL: O PORTE DA EMPRESA COMO ESTILO DE GESTÃO

Autores

  • Fátima Regina Ney Matos UNIFOR
  • Diego de Queiroz Machado UNIFOR

Palavras-chave:

Empreendedorismo. Arranjo produtivo local. Porte da empresa. Estilo de gestão. Micro e pequenos negócios.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi verificar como o porte da empresa representa um estilo de gestão em um arranjo produtivo situado em Toritama, município localizado no agreste pernambucano, tendo em vista que não existem quaisquer forças que impeçam o crescimento dos micro e pequenos negócios locais. Via de regra, micro e pequenas empresas, individualmente, não formulam estratégias para orientar sua prática, atividade usual em empresas de maior porte. O referencial teórico abordou o empreendedorismo em arranjos produtivos locais. Foi realizado um estudo de caso qualitativo nos micro e pequenos negócios relacionados à cadeia produtiva do jeans e os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada e observação direta. Os dados indicam que o tamanho da empresa é um estilo de gestão, pois 95% dos negócios são considerados de micro e pequeno porte e não existe no local nenhuma empresa de grande porte, mesmo com a atividade sendo exercida há aproximadamente trinta anos.

Biografia do Autor

Fátima Regina Ney Matos, UNIFOR

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Fortaleza – UNIFOR.

Diego de Queiroz Machado, UNIFOR

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Fortaleza – UNIFOR. E-mail:

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