EM DEFESA DE UM REGIME DE CÂMBIOS FLEXÍVEIS PARA O BRAIL? UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DEBATE

Autores

  • Leonardo Veronez de Sousa Universidade de Coimbra

Palavras-chave:

Banda cambial, Brasil, câmbios Flexíveis e desempenho macroeconómico

Resumo

A problemática em torno da escolha de um regime cambial exige uma análise cuidada dos prós e dos contras que essa escolha pode ter na economia de um país, e, em particular, nos países em desenvolvimento, dado o papel que a política cambial pode desempenhar no ajustamento das contas externas e na estabilidade macroeconómica. A análise comparativa de diferentes variáveis macroeconómicas no contexto dos dois principais regimes de taxas de câmbio utilizados após o Plano Real, o regime de banda cambial e o regime de câmbios Flexíveis, permite assinalar o bom desempenho da economia brasileira, sobretudo durante o período de câmbios Flexíveis.

Biografia do Autor

Leonardo Veronez de Sousa, Universidade de Coimbra

Economista. Mestre em Economia com especialização em Economia do Crescimento e das Políticas Estruturais, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Doutorando em Sociologia no programa Democracia no Século XXI, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Downloads

Como Citar

Sousa, L. V. de. (2013). EM DEFESA DE UM REGIME DE CÂMBIOS FLEXÍVEIS PARA O BRAIL? UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DEBATE. Pensamento &Amp; Realidade, 28(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/16433