RELAÇÕES INTERORGANIZACIONAIS, CONTEÚDO ESTRATÉGICO E RESULTADOS: ESTUDO EXPLORATÓRIO EM ORGANIZAÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO TERCEIRO SETOR DO ESTADO DO PARANÁ

Autores

  • Augusto Cesar Marins Machado Universidade Positivo

Palavras-chave:

Organizações do Terceiro Setor, Relações Interorganizacionais, Conteúdo Estratégico, Resultados.

Resumo

O presente estudo se propõe a identificar as influências dos condicionantes do relacionamento interorganizacional no conteúdo estratégico e nos resultados das organizações do terceiro setor atuantes na área de educação infantil do Estado do Paraná. Foi realizado em duas fases. A primeira fase, qualitativa, desenvolveu estudo exploratório com entrevistas em profundidade com especialistas da área e dirigentes de institutos de educação infantil, observação não participante e análise documental. A fase quantitativa utilizou-se de pesquisa do tipo levantamento com estudo descritivo. Para a definição de amostra pesquisou-se nove bancos de dados de organizações do terceiro setor, permitindo identificar 145 entidades atuantes no Paraná. A pesquisa envolveu corte transversal em perspectiva longitudinal e nível de análise organizacional. Alem das propostas de estudos futuros e das recomendações para o setor, apontaram-se como principais condicionantes das relações: a reciprocidade, os fatores normativos, a eficiência e o controle. De modo geral, a partir da identificação dos atores participantes, observa-se que as características e os fatores que conduzem à manutenção das relações estão intrinsecamente ligados aos fatores que envolvem o conteúdo estratégico e os resultados das organizações pesquisadas.

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Como Citar

Machado, A. C. M. (2013). RELAÇÕES INTERORGANIZACIONAIS, CONTEÚDO ESTRATÉGICO E RESULTADOS: ESTUDO EXPLORATÓRIO EM ORGANIZAÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO TERCEIRO SETOR DO ESTADO DO PARANÁ. Pensamento &Amp; Realidade, 28(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/17570