PERCEPÇÃO MORAL ENTRE GERAÇÕES NAS ORGANIZAÇÕES PRIVADAS – CONSIDERAÇÕES SOBRE ENSAIOS

Autores

  • Renato Santos PUC/SP
  • Silmara Gomes PUC/SP
  • Maria Cristina Amorim

Palavras-chave:

moral, ética, gerações

Resumo

Nas organizações, a percepção moral é a compreensão dos aspectos éticos presentes nas decisões e condutas. A identificação do grau de percepção moral ajuda implantar programas para mitigar comportamentos inadequados aos valores sociais e aos códigos de ética. A percepção moral expressa a história individual e o contexto das pessoas. Autores examinados ao longo do artigo vêm na característica geracional um dos elementos constituidores do contexto e portanto, uma das causas de comportamentos. O objetivo do artigo é investigar a ocorrência de diferenças na percepção moral entre gerações, nas organizações. A pesquisa utilizou 3.211 questionários (dados secundários) aplicados entre 2011 e 2012. Os resultados mostram que a variável “geração” não é determinante para as decisões éticas e permitiu compreender que a literatura sobre padronização comportamental das gerações, de um lado, aponta para um fenômeno relevante, de outro, originária da ficção, sua utilização na forma de modelos estruturados deve ser parcimoniosa.

Downloads

Publicado

2015-01-27

Como Citar

Santos, R., Gomes, S., & Amorim, M. C. (2015). PERCEPÇÃO MORAL ENTRE GERAÇÕES NAS ORGANIZAÇÕES PRIVADAS – CONSIDERAÇÕES SOBRE ENSAIOS. Pensamento &Amp; Realidade, 29(3), 16. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/17822