A HOMOGENEIZAÇÃO MUNDIAL DOS HÁBITOS ALIMENTARES: UM ESTUDO DA VENDA DE ALIMENTOS NA FESTA DO ARRAIAL DE SANTO ANTÔNIO

Autores

  • Dario de Oliveira Lima-Filho Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Ana Beatriz Moreno Flores Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Izadora de Almeida Cavalcanti
  • Nayara de Souza Arca Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
  • Filipe Quevedo-Silva Doutorando em Administração pela Universidade Nove de Julho.

Palavras-chave:

Hábitos Alimentares, Alimentos Globalizados, Comidas Típicas.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a comercialização de alimentos na Festa do Arraial de Santo Antônio de Campo Grande/MS. Especificamente procura-se entender como as barracas que ofertam alimentos na festa definem seus cardápios; a razão de serem ofertados alimentos globalizados ao invés de produtos típicos; e, por fim, entender o porquê da maior demanda por produtos globalizados mesmo em uma festa tradicional. A Festa de Santo Antônio é realizada todos os anos na cidade; além de ser entretenimento para a população gera ganhos econômicos para as entidades beneficentes participantes. Para tanto, foi conduzido um estudo qualitativo junto aos comerciantes. Os resultados mostram que as barracas/varejistas se adaptaram às mudanças de hábitos alimentares do consumidor e, com isso, obtiveram melhor resultado financeiro, além de maior facilidade e praticidade na produção e armazenamento dos alimentos prontos.

Biografia do Autor

Dario de Oliveira Lima-Filho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutor em Administração pela FGV-SP. Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Ana Beatriz Moreno Flores, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Estudante de Graduação em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Izadora de Almeida Cavalcanti

Estudante de Graduação em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Nayara de Souza Arca, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Estudante de Pós-graduação (Mestrado) em Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Filipe Quevedo-Silva, Doutorando em Administração pela Universidade Nove de Julho.

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutorando em Administração pela Universidade Nove de Julho.

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Publicado

2013-12-01