A GESTÃO SOCIAL E A TEORIA DA COMPLEXIDADE

Autores

  • Roberto Sanches Padula

Resumo

Objetido de discutir a complexidade das organizações do terceiro setor em comparação com a gestão das empresas do segundo setor a partir do enfoque metodológico baseado na Teoria da Complexidade, formulada por Edgar Morin. Os sete princípios listados em sua teoria são exemplificados por diversos aspectos da gestão social, de maneira a mostrar que deve haver um olhar diferenciado quando se trata de analisar o terceiro setor. O artigo relaciona algumas diferenças entre a gestão social e aquela aplicada nas empresas lucrativas. Para tanto foram buscadas referências teóricas e elaborada uma tabela com os principais focos de atuação das organizações dos dois setores, de forma a conseguir uma visão resumida e estruturada do assunto. O estudo foi baseado em artigos e livros publicados recentemente no Brasil e no exterior. O artigo analisou as diferenças e similaridades entre a gestão empresarial, do setor lucrativo, e a gestão social, das ONGs, instituições sem fins lucrativos ou fundações. Mostra como a ênfase no mercado, cada vez mais adotada nos organismos sociais por conta de parcerias com empresas, de terceirizações e de programas de captação de fundos, vem influenciando a gestão social e modificando sua forma de agir.

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Como Citar

Padula, R. S. (2014). A GESTÃO SOCIAL E A TEORIA DA COMPLEXIDADE. Pensamento &Amp; Realidade, 29(2), 15. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/21236