RESPONSABILIDADE SOCIAL A PARTIR DA ANÁLISE DOS STAKEHOLDERS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ORGANIZAÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS

Autores

  • Renato de Melo Teixeira PPGA / PUC Minas Blanka Consultoria
  • Armindo dos Santos de Sousa Teodósio PPGA / PUC Minas PROCAM / USP
  • Júnia de Fátima do Carmo Guerra PPGA / PUC Minas Instituto de Ensino Superior Presidente Tancredo de Almeida Neves

Palavras-chave:

Responsabilidade Social Empresarial, Organizações da Sociedade Civil, Teoria dos Stakeholders

Resumo

O presente artigo tem como objetivo avaliar as práticas de Responsabilidade Social Empresarial do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas) a partir das relações estabelecidas com os seus stakeholders. Em decorrência, se propôs um modelo de relacionamento entre a organização investigada e as partes interessadas. Para tanto, apresentou-se a concepção e as principais abordagens acerca da Responsabilidade Social Empresarial, bem como os fundamentos teóricos que ancoram as discussões sobre stakeholders.Os resultados apontaram diferentes níveis de práticas de Responsabilidade Social Empresarial inseridas nos processos operacionais da instituição pesquisada, porém, caracterizados por um forte apelo ao enforcement legal, demonstrando certa resistência em se aproximar dos seus stakeholders.

Biografia do Autor

Renato de Melo Teixeira, PPGA / PUC Minas Blanka Consultoria

Professor com Mestrado em Administração com concentração de disciplinas na área de finanças (Administração Financeira II, Auditoria e Controladoria e Orçamento Empresarial). Experiência na área como Gerente Financeiro e com 2 pós graduações em finanças no Ibmec-MG - CBA e MBA.

Diretor da Blanka Consultoria.

Armindo dos Santos de Sousa Teodósio, PPGA / PUC Minas PROCAM / USP

Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração (PPGA) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Pesquisador das áreas de Gestão Social e Ambiental, Políticas Públicas e Estudos Organizacionais. Líder do Núcleo de Pesquisas em Ética e Gestão Social (NUPEGS) do PPGA da PUC Minas. Seus interesses de pesquisa concentram-se em Organizações da Sociedade Civil, Movimentos Sociais, Responsabilidade Socioambiental de Empresas, Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável. Doutor em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Mestre em Ciências Sociais (Gestão de Cidades) pela PUC Minas e Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federa de Minas Gerais (UFMG). Desenvolve seu Pós-Doutoramento no Programa de Ciências Ambientais (PROCAM) do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da Universidade de São Paulo (USP), estudando a relação de organizações dos catadores de materiais recicláveis com atores do Estado, mercado e sociedade civil na governança urbana.

Júnia de Fátima do Carmo Guerra, PPGA / PUC Minas Instituto de Ensino Superior Presidente Tancredo de Almeida Neves

Possui graduação em Comunicação Social/ Relações Públicas pelo Centro Universitário Newton Paiva (1994). Mestre em "Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local", pelo Centro Universitário UNA-BH cuja área de conhecimento pertence à Administração e Educação. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da PUC/MG, início (2011). Foi Secretária Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de São João del-Rei/MG. Membro pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Ética e Gestão Social/cnpq da PUC Minas. Área de atuação em Administração com foco em Gestão Social e Estudos Organizacionais, bem como a Administração de Produção.

Downloads

Publicado

2015-04-09