REPOSICIONAMENTO E INTERNACIONALIZAÇÃO DE MARCAS: o caso das sandálias Havaianas

Autores

  • Aimãn Ibrahim Mourad Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Francisco Antonio Serralvo PUC-SP

Palavras-chave:

Reposicionamento, Internacionalização, Marcas.

Resumo

Esta pesquisa visa analisar a estratégia de reposicionamento e a sua importância para a internacionalização de marcas. Analisando especificamente a estratégia adotada pela Havaianas para agregar valor a sua marca. As análises baseiam-se entre 1988, quando perdeu força e abriu espaço para suas concorrentes e 2002, ano do grande evento que transformou a Havaianas em um símbolo de beleza e simplicidade mundial. A marca transmite credibilidade, mudando a visão dos consumidores antigos e novos do produto, deixando de ser um utilitário de classe baixa e atingindo a classe média e média alta internacional em uma época em que a brasilidade dos produtos não era chamariz. A metodologia utilizada foi um estudo de caso de caráter exploratório, baseados nos modelos adaptados da McKinsey e da Escola de Uppsala. Trata-se, então, de um estudo teórico baseados nos modelos e em análise documental para identificar o processo de reposicionamento e internacionalização da marca. Ao final, conclui-se que o slogan todo mundo usa pode ser conferido nas ruas dos países em que a marca está presente, fundamentando o sucesso da marca na boa comunicação no Brasil, Estados Unidos e Europa e da diversificação dos produtos, da básica sandália azul e branco à botas, meias e sandálias com cristais Swarovski.

Biografia do Autor

Aimãn Ibrahim Mourad, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Bacharel em Administração e Mestrando em Administração pela PUC-SP

Francisco Antonio Serralvo, PUC-SP

Pós-Doutor em Marketing pela Universidad de Santiago de Compostela, Professor Titular da PUC-SP e Diretor da FEA/PUC-SP

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Publicado

2015-04-09

Como Citar

Mourad, A. I., & Serralvo, F. A. (2015). REPOSICIONAMENTO E INTERNACIONALIZAÇÃO DE MARCAS: o caso das sandálias Havaianas. Pensamento &Amp; Realidade, 29(4), 19. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/22515