RESULTADOS OBTIDOS POR PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS NOS PRIMEIROS MESES DE FORMAÇÃO DE UMA REDE DE COOPERAÇÃO INTERORGANIZACIONAL
Palavras-chave:
Rede de Cooperação, Estratégia, Competitividade Organizacional.Resumo
Este estudo teve por objetivo verificar os ganhos organizacionais obtidos por pequenas e médias empresas (PMEs) nos primeiros meses de formação de uma rede de cooperação interorganizacional. Para tanto, realizou-se um estudo de caso descritivo, cuja rede objeto do estudo foi a Rede Solazer de parques e balneários. A Solazer faz parte de uma política governamental riograndense de apoio à formação e consolidação de redes de empresas com a finalidade de reduzir fragilidades individuais e melhorar a competitividade das PMEs por meio da cooperação. Constatou-se que, apesar do curto espaço de existência da Rede, o conjunto dos indicadores pesquisados demonstra que as empresas da Rede Solazer estão em fase de desenvolvimento aceitável conforme a metodologia do Programa Redes de Cooperação, e já conseguem ter ganhos que não seriam alcançados de forma isolada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.