RESULTADOS OBTIDOS POR PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS NOS PRIMEIROS MESES DE FORMAÇÃO DE UMA REDE DE COOPERAÇÃO INTERORGANIZACIONAL

Autores

  • Carlos Eduardo Moreira Tavares Universidade de Cruz Alta
  • João Helvio Righi de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria
  • Laércio André Gassen Balsan Universidade Federal de Santa Maria
  • Gilnei Luiz de Moura Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Rede de Cooperação, Estratégia, Competitividade Organizacional.

Resumo

Este estudo teve por objetivo verificar os ganhos organizacionais obtidos por pequenas e médias empresas (PMEs) nos primeiros meses de formação de uma rede de cooperação interorganizacional. Para tanto, realizou-se um estudo de caso descritivo, cuja rede objeto do estudo foi a Rede Solazer de parques e balneários. A Solazer faz parte de uma política governamental riograndense de apoio à formação e consolidação de redes de empresas com a finalidade de reduzir fragilidades individuais e melhorar a competitividade das PMEs por meio da cooperação. Constatou-se que, apesar do curto espaço de existência da Rede, o conjunto dos indicadores pesquisados demonstra que as empresas da Rede Solazer estão em fase de desenvolvimento aceitável conforme a metodologia do Programa Redes de Cooperação, e já conseguem ter ganhos que não seriam alcançados de forma isolada.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Moreira Tavares, Universidade de Cruz Alta

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Professor assistente da Universidade de Cruz Alta.

João Helvio Righi de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Professor Adjunto do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Laércio André Gassen Balsan, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Pesquisador da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Gilnei Luiz de Moura, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo.

Professor do Departamento de Ciências Administrativas do CCSH da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

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Publicado

2015-12-18