Preços em organizações sem fins lucrativos: o caso de uma espécie bandeira

Autores

  • Marcelo Barbieri Campomar Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP)
  • Guilherme Shiraishi Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP)

Palavras-chave:

preços, custos, organizações ambientalistas

Resumo

O presente artigo teve como objetivo discutir e estudar a problemática de preço dentro de um escopo voltado para as organizações sem fins lucrativos por meio de uma discussão teórica e de um estudo de caso. A discussão teórica tratou sobre as decisões de preço baseadas em três enfoques: custos, condições de oferta e demanda do mercado e pelas opções estratégicas da organização. O trabalho de campo possuiu um caráter exploratório e qualitativo, no qual se empregou o método do estudo de caso. A unidade de análise foi uma entidade ambientalista que visa a proteção de um ecossistema por meio de uma espécie bandeira. O trabalho de campo apresentado contribuiu como um reforço na discussão de precificação existente na literatura no que se refere às três abordagens de formação de preços e permitiu a comparação entre a teoria e a prática. Por fim, as análises realizadas trouxeram novos insights para possíveis estudos futuros sobre como estas atividades podem ser realizadas nas organizações sem fins lucrativos.

Biografia do Autor

Marcelo Barbieri Campomar, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP)

Marketing

Guilherme Shiraishi, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP)

Marketing

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Publicado

2015-10-19