RETORNO SOCIAL DO INVESTIMENTO (SROI): METODOLOGIA QUE TRADUZ O IMPACTO SOCIAL PARA O INVESTIDOR

Autores

  • Paula Maria Jancso Fabiani FEA/USP
  • Marcos Kisil Faculdade de Saúde Publica - USP

Palavras-chave:

1. Avaliação de Impacto, 2. Ação social, 3. Desenvolvimento social, 4. Pesquisa social – Metodologia, 5. Projetos sociais, 6. Impacto social.

Resumo

Um tema crítico para o investidor social é compreender o impacto de seus investimentos. Este artigo  apresenta e discute questões associadas à avaliação de projetos e programas sociais e à mensuração de seus impactos. O método Retorno Social do Investimento (SROI) é apresentado para ampliar a compreensão do tema e da metodologia que ganha progressivamente relevância para as organizações sociais e para os seus investidores no exterior, porém ainda não é suficientemente conhecida e praticada na comunidade acadêmica, setores sem fins lucrativos e privado brasileiros.

Biografia do Autor

Paula Maria Jancso Fabiani, FEA/USP

Diretora-presidente do IDIS desde 2014. Autora do livro “Fundos Patrimoniais, Criação e Gestão no Brasil”, Paula é economista formada pela FEA-USP, com MBA pela Stern School of Business – New York University, especialização em Endowment Asset Management na London Business School e Yale, e Gestão de Organizações do Terceiro Setor na FGV.

Marcos Kisil, Faculdade de Saúde Publica - USP

Professor Titular da USP, Faculdade de Saúde Pública. Autor dos livros “Comunidade: Foco de Filantropia” e “Investimento Social Privado e Tendências do Investimento Social na América Latina”, Autor 1 é médico formado pela Faculdade de Medicina da USP, com doutorado em Administração pela George Washington University.

Downloads

Publicado

2016-04-30

Como Citar

Jancso Fabiani, P. M., & Kisil, M. (2016). RETORNO SOCIAL DO INVESTIMENTO (SROI): METODOLOGIA QUE TRADUZ O IMPACTO SOCIAL PARA O INVESTIDOR. Pensamento &Amp; Realidade, 31(1), 81–106. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/27020