PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL: ESTUDO DE CASO NA SECRETARIA DA FAZENDA

Autores

  • Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga Centro de Educação Superior Padre Dourado
  • Marina Dantas de Figueiredo Universidade de Fortaleza - Unifor
  • Diego de Queiroz Machado Centro Universitário Christus
  • Fátima Regina Ney Matos Instituto Superior Miguel Torga Universidade de Aveiro Universidade Potiguar

Palavras-chave:

Competências, Aprendizagem, Desenvolvimento Gerencial, Estudo de Caso, Secretaria da Fazenda.

Resumo

As competências gerenciais formam um objeto de estudo que tem despertado um interesse crescente por parte dos teóricos, organizações e pesquisadores. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi analisar os programas de desenvolvimento gerencial da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará, identificando os resultados, em termos de competências e aprendizagem organizacional entre os gestores da instituição. Através de pesquisa qualitativa, buscou-se analisar os programas de desenvolvimento gerencial da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará. Os achados indicam que a aquisição de novos conhecimentos modifica a forma de executar o trabalho, possibilita a ressignificação e a mudança de percepção sobre o trabalho e a identidade laboral e contribui para o amadurecimento nas ações e nos comportamentos individuais. A aprendizagem obtida foi transformadora, resultando em mudanças tanto nos processos quanto nas perspectivas de resultados.

Biografia do Autor

Roberta Mable Rabelo Sampaio Mapurunga, Centro de Educação Superior Padre Dourado

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Fortaleza (1996) e mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (2013).

Marina Dantas de Figueiredo, Universidade de Fortaleza - Unifor

Doutora e Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGA/EA/UFRGS, Bacharel em Administração pela Universidade de Pernambuco.

Diego de Queiroz Machado, Centro Universitário Christus

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR, 2016), mestre em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE, 2012), especialista em Gestão de Pessoas pela Faculdade Estácio do Ceará (2010) e bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 2007).

Fátima Regina Ney Matos, Instituto Superior Miguel Torga Universidade de Aveiro Universidade Potiguar

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1979), com mestrado em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (2000) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2008).

Downloads

Publicado

2016-04-30