A Dialogicidade como Estratégia para Evolução da Comunicação nas Organizações

Autores

  • Hannah Carvalho Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Dialogicidade, Comunicação Organizacional, Comunicação Empresarial, Globalização.

Resumo

O ambiente externo, com base na inovação e na globalização, tem impactado diretamente a sociedade, de tal forma que as relações sociais resultam, e são resultantes, das estratégias organizacionais.

O desenvolvimento das tecnologias e dos sistemas de informação, com sua constante evolução, auxiliaram o gestor a compreender as necessidades e os desejos de seu público, entender o mercado, em que a organização está inserida, e a comunicação com os stakeholders. Entretanto, é importante salientar que esses recursos são apenas ferramentas que permitem o acesso à informação, que é uma dimensão limitada da gestão globalizada.

Definir estratégias que resultem em vantagem competitiva na elaboração de produtos e realização de serviços, processos que alavanquem os resultados e a geração de valor são fatores que não podem ser construídos somente com a sofisticação tecnológica.

Nesse contexto, toda prática meramente instrumental mostra-se limitada para o alinhamento estratégico das organizações, pois somente informar não gera eficácia e valor no novo ambiente. As vantagens competitivas sustentáveis serão das organizações que conseguirem melhor interpretar as necessidades e desejos de seu público externo e interno através de uma comunicação fluida e dialógica. E, a partir dessas informações, desenvolverem produtos e serviços que se comprometam com o seu atendimento, assim como com a geração de valor. Pois nesta nova economia global, e com concorrência acirrada, desconsiderar esses fatores e manter somente uma comunicação sistemática e informativa comprometerá a eficácia da organização.

Biografia do Autor

Hannah Carvalho, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestra em Administração, pesquisadora sobre a temática de comunicação organizacional e gestão.

Downloads

Publicado

2017-02-20

Como Citar

Carvalho, H. (2017). A Dialogicidade como Estratégia para Evolução da Comunicação nas Organizações. Pensamento &Amp; Realidade, 31(4), 23–40. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/27389

Edição

Seção

Artigos