O IMPACTO DA POLÍTICA PÚBLICA DE RESERVA DE VAGAS SOBRE O DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ALUNOS EM DISCIPLINA DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Ana Luiza Raabe Abitante Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

reserva de vagas, Universidade pública, desempenho acadêmico, Arquitetura e Urbanismo

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar o desempenho dos alunos de uma disciplina de quinto semestre oferecida ao Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com vistas a contribuir na análise da política pública de reserva de vagas como meio de inclusão social. O desempenho é avaliado a partir de índices associados à realização de atividades de Recuperação ou Exame, à Taxa de Reprovação, à Nota Média e Nota Média Máxima obtidas na disciplina. Os semestres cujos dados foram objeto de estudo situam-se entre 2004/1 e 2015/2, inclusive. Como resultado, pode-se inferir que há diferença entre os resultados obtidos pelos alunos egressos de escola pública, autodeclarados preto, pardo ou indígena e oriundos do acesso universal.

Biografia do Autor

Ana Luiza Raabe Abitante, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Departamento de Engenharia Civil

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Publicado

2017-04-11

Edição

Seção

Artigos