GESTÃO DE PESSOAS E O PROCESSO DE RECOMPENSAR A MOTIVAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS: ESTUDO DE CASO DO SETOR METALÚRGICO

Autores

  • Juliana Perraro UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC
  • Adriana Carvalho Pinto Vieira UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC
  • Patricia Sa Freire Universidade Federal de Santa Catarina - EGC
  • Julio Cesar Zilli UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC
  • Debora Volpato UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC

Palavras-chave:

Retenção de talentos. Gestão estratégica de pessoas. Recompensar e motivar.

Resumo

Na atual economia globalizada, as organizações estão cada vez mais competitivas na busca por um lugar menos instável comparativamente aos concorrentes. Os indivíduos tornam-se elementos essenciais para o incremento de estratégias voltadas a maximização de valores distintivos percebidos pelos clientes. A área de Gestão de Pessoas tem enfrentado desafios para a gestão destes elementos organizacionais para a motivação. Infere-se que bibliograficamente o salário é fator higiênico, isto é, sua presença remove a insatisfação e sua ausência provoca-a. Mas, não é consenso na literatura que o salário é um fator motivacional, entretanto através da pesquisa de campo, concluiu-se que o salário é um fator motivacional.

Biografia do Autor

Juliana Perraro, UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC

Bacharel em Administração pela Universidade do Extremo Sul Catarinense

Adriana Carvalho Pinto Vieira, UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), modalidade mestrado; titular das disciplinas: Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PPGDS), de Direito Comercial Comparado e Gestão do Conhecimento e Inovação do Curso de Administração da UNESC; Lider do Grupo de Pesquisa e Diretório Propriedade intelectual, Desenvolvimento e Inovação (PIDI). Possui Pós-doutorado em Política Científica e Tecnológica pelo Instituto Geociências da Unicamp (2012), Doutorado em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Unicamp (2009), Mestrado em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba (1999) e Graduação em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1993). Atua nas seguintes áreas de pesquisas: sistema da propriedade intelectual, pesquisa e inovação, biotecnologia, desenvolvimento socioeconômico e regional, agronegócio, cadeias produtivas, comercio internacional, segurança dos alimentos e direitos dos consumidores

Patricia Sa Freire, Universidade Federal de Santa Catarina - EGC

Professora do Departamento de Engenharia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento/ UFSC (2013). Mestre em EGC/UFSC (2010).

Julio Cesar Zilli, UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC

Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico (2015), MBA em Gestão Empresarial (2003), Especialização para o Magistério Superior (2007) pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e Graduado em Ciências Contábeis (1997) pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Autor de capítulos de livro, artigos publicados em revistas e anais de congressos/seminários/simpósios nacionais e internacionais. Como professor universitário, experiência nas disciplinas de Legislação Aduaneira, Logística Internacional, Transportes e Seguros Internacionais, Práticas Gerenciais de Exportação e Importação, Negociações Internacionais, Introdução ao Comércio Exterior, Projeto de Pesquisa e Trabalho de Curso (TCC) no curso de Administração e Administração/Comércio Exterior da UNESC e Escola Superior de Criciúma (ESUCRI). Na gestão empresarial de empresas do ramo cerâmico e agroindustrial, profissional com experiência em todas as áreas relacionadas ao comércio internacional (comercial, logística, financeiro e documental) com destaque para os mercados da Europa, Ásia e África. Tem experiência na área de Administração, com ênfase no Comércio Exterior, atuando principalmente nos seguintes temas: comércio exterior, negócios internacionais, estratégia, competitividade, inovação, desenvolvimento, políticas governamentais e gestão portuária.

Debora Volpato, UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC

Possui graduação em Administração com linha específica em Comércio Exterior pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2010) e MBA em Comunicação e Estratégias de Marketing (2012). Atualmente leciona Administração de Comércio Exterior, Recursos Humanos e Teoria Geral da Administração na Universidade do Extremo Sul Catarinense e é Gerente Administrativo da Centauro Aviamentos LTDA.

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Publicado

2016-08-25